Ilan Goldfajn já ocupou cargo de confiança no governo FHC

O novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou na manhã desta terça-feira (17) o nome do presidente indicado por ele para o BC (Banco Central), em substituição a Alexandre Tombini. Ilan Goldfajn, que já foi diretor de Política Econômica no governo Fernando Henrique Cardoso, é o novo ocupante do cargo.

Goldfajn era economista-chefe do grupo Itaú-Unibanco, antes de ser indicado para o cargo. Ele ainda deve passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, para que seja confirmado como presidente do BC. Enquanto a validação não for feita, Tombini continua presidindo oficialmente o órgão.

De acordo com o jornal Estado de Minas, Meirelles teria ainda destacado que o presidente do BC, na gestão de Michel Temer (PMDB), perde o status de ministro, que possuía durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Apesar disso, deve ser enviada uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pedindo que a diretoria do BC não perca o foro privilegiado em caso de processos jurídicos, afirma o periódico mineiro.