Meirelles anuncia chefe do Itaú-Unibanco como novo presidente do Banco Central

Ilan Goldfajn já ocupou cargo de confiança no governo FHC

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ilan Goldfajn já ocupou cargo de confiança no governo FHC

O novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou na manhã desta terça-feira (17) o nome do presidente indicado por ele para o BC (Banco Central), em substituição a Alexandre Tombini. Ilan Goldfajn, que já foi diretor de Política Econômica no governo Fernando Henrique Cardoso, é o novo ocupante do cargo.

Goldfajn era economista-chefe do grupo Itaú-Unibanco, antes de ser indicado para o cargo. Ele ainda deve passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, para que seja confirmado como presidente do BC. Enquanto a validação não for feita, Tombini continua presidindo oficialmente o órgão.

De acordo com o jornal Estado de Minas, Meirelles teria ainda destacado que o presidente do BC, na gestão de Michel Temer (PMDB), perde o status de ministro, que possuía durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Apesar disso, deve ser enviada uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pedindo que a diretoria do BC não perca o foro privilegiado em caso de processos jurídicos, afirma o periódico mineiro.

Conteúdos relacionados

Tomate