Infraestrutura é principal desafio para ampliar produção de celulose, segundo Reflore/MS
Fibria e Eldorado anunciam expansão até 2017
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fibria e Eldorado anunciam expansão até 2017
Três Lagoas é a capital da celulose de Mato Grosso do Sul. As duas empresas da cidade, Fibria e Eldorado, já anunciaram uma ampliação da produção até 2017. Mas, para o diretor executivo da Reflore/MS, Benedito Mário, ainda são necessários alguns avanços, principalmente, na infraestrutura.
De acordo com o Benedito Mário, o Estado tem cerca de 920 mil hectares de florestas plantadas neste ano. Na última Pevs (Pesquisa da Extração Vegetal e da Silvicultura) publicada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul tinha, em 2014, 886,3 mil hectares plantados, o que representava 12,75% do país, de 6,9 milhões de hectares.
A espécie produzida no Estado é utilizada como matéria-prima, principalmente, para a produção de celulose, mas também lenha, carvão vegetal e outros fins.
Com aumento da demanda mundial, a produção de celulose também vai precisar se expandir. As duas empresas que atuam em Mato Grosso do Sul já confirmaram que vão aumentar a produção até 2017. A Eldorado, que opera com opera com capacidade de 1,7 milhão de toneladas por ano, espera alavancar a produção para 4,2 milhões de toneladas de celulose por ano. A Fibria estima ampliar a capacidade de produção fábrica de 1,75 milhão para 3,05 milhões de toneladas de celulose/ano.
Para Benedito Mário, a infraestrutura de Três Lagoas precisa ser melhorada para receber essa ampliação. Nossa legislação ambiental é uma das melhores do país. Nós também temos algumas vantagens, como situação fundiária, propriedades grandes, preço de terra compatível com a atividade, topografia boa, entre outras. Mas, ainda é preciso muitas mudanças. Hoje o nosso desafio é essa infraestrutura. É preciso melhorar a logística, ter rodovias vicinais, ferrovias, se não fica difícil de receber essas grandes empresas”, afirma.
A área total de florestas plantadas até março na fábrica da Eldorado foi de 217 mil hectares, e na Fibria 224,7 mil hectares.
De acordo com o diretor da Reflore/MS, cada empresa emprega da silvicultura a fábrica em torno de 4 mil funcionários. “Precisa alterar toda a cadeia no município. Não adianta ter a escola, o prédio, é preciso ter bons professores. Também ter hospital, escola, lazer, saneamento básico, são coisas fundamentais”, destaca.
Indicador
A Eldorado Brasil registrou um EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 2,1 bilhões nos últimos doze meses, com margem de 62%. “Este desempenho recorde em sua trajetória comprova a estratégia bem sucedida do modelo de competividade adotado pela companhia”, afirma assessoria.
A empresa encerrou o primeiro trimestre de 2016 com EBITDA de R$ 483 milhões, com margem EBITDA de 65%. Esse resultado foi 63% superior ao mesmo período em 2015.
Novas tecnologias
A Eldorado implantou um aplicativo de mobilidade de baldeio da INFLOR neste ano. O caminhoneiro passa a informar diretamente no celular em qual mesa a madeira será descarregada para ser picada em cavacos.
Para o coordenador Pátio de Madeira da Eldorado Brasil, Alécio Ferreira Gonçalves, o projeto de automação dos caminhões de baldeio é um passo importante no processo de movimentação interna de madeira. “Trata-se de um aplicativo via smartphone, que agiliza a chegada das informações de consumo de estoque ao SGF. É uma ferramenta de fácil utilização até mesmo para o profissional sem intimidade com este tipo de tecnologia”, explica.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
Homem é condenado a 15 anos em regime fechado por tentar matar companheira durante ‘roleta-russa’
A vítima havia se recusado a participar da ‘brincadeira’, mas acabou sofrendo um disparo
UFMS promove audiências públicas em Aquidauana e na Cidade Universitária
Audiências públicas voltadas à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2030
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da Prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.