Contribuinte com CPF pendente de regularização não terá mais conta bancária encerrada

Deixa de valer prazo de trinta dias para encerramento das contas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Deixa de valer prazo de trinta dias para encerramento das contas

O contribuinte que tiver o CPF (Cadastro de Pessoa Física) pendente de regularização não deve mais ter sua conta bancária encerrada pelas instituições financeiras. Até antes da decisão do Banco Central, o contribuinte que estivesse pendente com a regularização do CPF teria sua conta encerrada pelos bancos num prazo de 30 dias, após registrada pendência pela Receita Federal.

O CPF fica pendente quando o contribuinte deixa de entregar uma de suas Declarações de Imposto de Renda dos últimos cinco anos. A alteração foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) e segue uma recomendação do Ministério Público.

Outra alteração prevista pelo Banco Central é que as instituições financeiras devem alterar os prazos para encerramento de contas em casos de CPF suspensos, cancelados ou nulos. O prazo passa a ser de 30 dias para 90 dias.

O CPF é anulado quando há fraude na inscrição do contribuinte, e suspenso quando é identificado que o cadastro encontra-se incompleto ou incorreto. Já o cancelamento ocorre quando o contribuinte falece ou alguma decisão administrativa ou judicial declara multiplicidade dos documentos.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados