Pular para o conteúdo
Economia

Zona do euro fecha acordo sobre nova ajuda à Grécia

Líderes afirmam que acordo é alcançado por unanimidade 
Arquivo -

Líderes afirmam que acordo é alcançado por unanimidade 

Os líderes da zona do euro chegaram a um acordo “unânime” sobre um terceiro pacote de resgate e um plano de reformas para a nesta segunda-feira (13), em Bruxelas, afirmaram vários participantes da reunião de cúpula.

Após cerca de 17 horas de discussão, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou o acordo e uma extensa agenda de compromissos para combater a crise na Grécia. Com isso está “tudo pronto” para um terceiro programa de apoio, por via do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), com “reformas sérias e apoio financeiro”, disse.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que, com o acordo, o “Grexit” (saída da Grécia do euro) foi evitado. Ele disse que um compromisso foi alcançado e que não há vencedores nem perdedores.

Segundo o chefe do Eurogrupo (grupo dos ministros das Finanças dos países do euro), Jeroen Dijsselbloem, o Parlamento grego deve aprovar o pacote até esta quarta-feira, além de medidas individuais prioritárias. A aprovação de outros parlamentos nacionais, incluindo o alemão, também será necessária.

Depois, o Eurogrupo, na condição de representante do MEE, iniciará formalmente as negociações para o novo pacote de ajuda. Dijsselbloem disse esperar que isso acontecesse até o fim desta semana.

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou que as vantagens se sobrepõem às desvantagens e pediu ao Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) que aprove o plano.

Segundo ela, até esta quarta-feira a Grécia terá de programar medidas prioritárias, incluindo mudanças no imposto sobre valor agregado (VAT) e o sistema de aposentadorias. Merkel afirmou que não haverá perdão da dívida.

Os detalhes do acordo ainda não são conhecidos. Os mercados europeus reagiram positivamente ao anúncio de Tusk. O índice alemão DAX, o francês CAC e o Britânico FTSE tiveram alta de 0,6% a 1,4%. O índice dos bancos da zona do euro também teve alta de 1,5%.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quatro são presos durante operação que mirou traficantes em Mato Grosso do Sul

Publicado termo aditivo que aumenta em R$ 2 milhões reforma de escola em Campo Grande

Investigação sobre apreensão de 12 toneladas de maconha leva polícia de MS ao PR e SC

Ônibus quebra em corredor e passageiro alerta ‘já estava com problema’

Notícias mais lidas agora

‘Colheita Fantasma’: Polícia cumpre mandado em chácara de dona de loja chique em MS

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressista forma ‘bloco forte’

o que onças mais comem no pantanal

Monitoramento a longo prazo revela o que onças mais comem no Pantanal

Últimas Notícias

Cotidiano

Após frio de 7°C em MS, maio chega com calor e umidade em queda

O mês de maio chega com características de inverno e aos poucos as chuvas vão reduzindo

Famosos

Campeã do BBB 25, Renata revela futuro de relação com Maike: ‘Acho que…’

Após romance no BBB 25, Renata abriu o jogo e revelou o futuro do relacionamento com Maike; saiba detalhes

Brasil

Justiça suspende compra de coletes da PM-SP por suspeita de restrição de concorrência em edital

Empresas não teriam todos os certificados de garantia obrigatórios para aprovação

MidiaMAIS

UFMS tem festival internacional de violão com entrada grátis neste feriado

Entre os dias 30 de abril a 4 de maio, será realizada a edição de 2025 do Festival Internacional de Violão, com atividades no Teatro Glauce Rocha, localizado no setor 1, e no bloco 22 e no auditório Professor Luis Felipe de Oliveira, situados no setor 3, da Cidade Universitária.  Com apoio da Fundação de … Continued