Setor automobilístico registra queda de 20% no primeiro semestre de 2015

Em Campo Grande o setor também sofreu retração

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Campo Grande o setor também sofreu retração

No comparativo com 2014, as vendas nacionais de carros e comerciais populares tiveram queda de 20,4% no primeiro semestre de 2015. Na Capital o percentual é um pouco menor, mas ainda sim, bem abaixo do esperado pelos comerciantes.

Alexandre Martinez, gerente de vendas da Fiat em Campo Grande, explicou que a queda nas vendas das concessionárias da Capital foi um pouco menos expressiva, cerca de 10% no primeiro semestre do ano. A Fiat emplacou 2.200 veículos na cidade, sendo a líder de vendas com 19,5% do mercado.

O gerente de vendas da GM em Campo Grande, Carlos Villa Maior, também confirma a diminuição de vendas nos seis primeiros meses do ano. Carlos não soube informar o percentual da queda, mas afirmou que também é menor do que a nível nacional. A Chevrolet representa 14,13% do mercado sul-mato-grossense. Em julho a marca emplacou 245 veículos na Capital.

Não conseguimos contato com a Volkswagen Campo Grande para saber como foram as vendas da marca no primeiro semestre. A nível nacional a Volkswagen tem 14,1% do mercado, praticamente empatada com a GM que tem 14,2%. A Fiat é líder com 17,4%.

Um fator positivo, levantado pela reportagem do site UOL Carros e confirmado em Campo Grande, é o aumento das vendas em Julho. No comparativo entre os dois últimos meses (junho e julho) as vendas tiveram um crescimento de 7,2%, com 219.394 unidades.

Na Capital, os gerentes estão otimistas com o resultado, ainda que singelo. “É uma pequena reação, mas é sinal de que a máquina começou a engrenar novamente. Porque depois de uma sequencia negativa, que se prolongou por estes seis primeiros meses, as vendas finalmente começaram a aumentar. Isso nos deixa esperançosos”, diz o gerente de vendas GM.

Ainda segundo informação do site, julho teve a pior venda diária do ano e a pior desde 2009: 9.539 unidades. O “aumento” de vendas no mês passado ocorreu porque o mês teve 23 dias, o mais longo do ano, contra 21 dias úteis em junho.

Completam a lista das dez mais vendidas: Hyundai (18.641); Toyota (16.543); Renault (15.892); Honda (12.332); Nissan (5.490) e Jeep (4.242),  nesta ordem.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário