Setor industrial teve desempenho fixado em 39,1 pontos

Entrando no 13º mês consecutivo de estagnação na produção, o cenário industrial não é positivo, segundo pesquisa feita pelo Radar Industrial da (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

O crescimento comparado ao mês anterior aponta que o Estado não teve expansão na produção, já em comparação ao mesmo período do ano passado, o índice de desempenho fica em 39,1 contra 41,6 pontos.

Segundo a pesquisa a capacidade média das indústrias de Mato Grosso do Sul está na casa dos 66%, quando a ociosidade do setor alcançou números de 34% em junho. De acordo com o setor de Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, o índice indicativo de expansão ideal é em torno de 50 pontos e o setor industrial ficou abaixo com 39,1.

Ainda de acordo com os dados, o empresário não acredita em uma melhora para os próximos seis meses, a única variável positiva foi em relação às exportações que ficaram acima dos 50 pontos. A pesquisa revela que para 62,3% dos empresários industriais o segundo trimestre em relação à margem de lucro teve desempenho ruim.

Os empresários ainda apontam um aumento dos preços das matérias-primas, 71%, já em relação ao acesso de crédito 59,1% considerou difícil. A maior dificuldade apontada pelo setor foi o aumento ou a falta da energia elétrica, alta carga tributária, demanda interna insuficiente, e falta ou alto custo da matéria-prima, destaca a pesquisa.