Mercedes-Benz anuncia corte de 1.500 empregos e trabalhadores entram em greve
As demissões fizeram os 7 mil trabalhadores da fábrica decidirem por greve por tempo indeterminado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As demissões fizeram os 7 mil trabalhadores da fábrica decidirem por greve por tempo indeterminado
A Mercedes-Benz demitirá 1.500 empregos da fábrica de veículos comerciais em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, em resposta a uma queda na demanda no Brasil. Os funcionários afetados foram notificados na sexta-feira, disse um porta-voz da montadora nesta segunda-feira. As demissões fizeram os 7 mil trabalhadores da fábrica decidirem por greve por tempo indeterminado, informou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
“Muitos companheiros receberam telegramas no final da semana, e a empresa já disse que haverá uma segunda parte (de cortes), sem informar a quantidade”, disse em comunicado à imprensa o diretor do sindicato, Sérgio Nobre. A montadora afirma que tem um excedente de 2 mil trabalhadores na fábrica.
Os trabalhadores da fábrica rejeitaram uma proposta de manutenção de empregos por um ano em troca de uma redução salarial de 10%, mas o porta-voz da Daimler, dona da Mercedes, disse que as negociações com os trabalhadores podem ser retomadas no começo de setembro. O sindicato tentava negociar a adesão da empresa ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE) anunciado pelo governo federal, mas não houve acordo. Segundo a entidade, a montadora considera o PPE insuficiente para o momento.
As vendas de caminhões da Mercedes-Benz no Brasil acumularam queda de cerca de 43% de janeiro a julho ante o mesmo período do ano passado, a 11.450 unidades. No mesmo período, os licenciamentos no segmento recuaram 43% no país.
O mercado brasileiro de caminhões vem em queda desde o começo de 2013, com a economia fraca, inflação alta e condições difíceis de financiamento limitando investimentos em veículos comerciais. A Daimler cortou cerca de 3 mil empregos no Brasil na época, reduzindo sua força de trabalho para 11.854 trabalhadores até o final de junho. A companhia tem mais de 280 mil funcionários no mundo.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Motoentregador bate em poste e Campo Grande registra segunda morte do fim de semana
Polícia suspeita que rapaz tenha sofrido mal súbito na motocicleta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.