Inflação oficial sobe 1,24% no mês e é a maior desde 2003
Em 12 meses, IPCA acumula alta de 7,14%, acima do teto da meta do Banco Central
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em 12 meses, IPCA acumula alta de 7,14%, acima do teto da meta do Banco Central
A inflação oficial do País avançou 1,24% em janeiro, após alta de 0,78% em dezembro do ano passado. Essa é a taxa mais elevada desde fevereiro de 2003, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial, registrou alta de 1,57%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira. Em janeiro do ano passado, o IPCA ficou em 0,55%
Em 12 meses, o indicador acumula alta de 7,14%, patamar superior ao teto da meta do Banco Central, que é de 6,5%. O resultado em 12 meses é o maior desde setembro de 2011, quando o índice registrou 7,31%.
Os números vieram exatamente em linha ao previsto por analistas em pesquisa Reuters. A expectativa em pesquisa da Reuters era de que o IPCA subisse 1,24% em janeiro na mediana de 45 projeções, que foram de alta de 0,70% a 1,30%. Em 12 meses, a expectativa era de avanço de 7,14% na mediana de 43 estimativas, num intervalo de 6,57% a 7,20%.
Aumentos
A alta em janeiro foi puxada pelas tarifas de energia elétrica e transportes, além dos preços dos alimentos. De acordo com o IBGE, os maiores pesos sobre a inflação oficial em janeiro vieram dos aumentos nos gastos com Alimentação e Bebidas (1,48%), Habitação (2,42%) e Transportes (1,83%) que, juntos, foram responsáveis por 85% do índice do mês (ou 1,06 ponto percentual).
Dentre o grupo Alimentação, destaque para as altas nos preços da batata-inglesa (38,09%), feijão-carioca (17,95%) e o tomate (12,35%).
Já os preços administrados, segundo o IBGE, subiram 2,50% em janeiro, com altas superiores a 8% em transporte (como trem e ônibus urbano) e energia elétrica urbano.
As tarifas de energia subiram muito após o governo iniciar o uso da bandeira tarifária, que repassa ao consumidor os custos maiores de geração diante da falta de chuvas.
O próprio BC elevou sua estimativa da alta dos preços administrados em 2015 para 9,3% através da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e considerou que os avanços no combate à inflação não foram suficientes.
O BC iniciou processo de aperto monetário em outubro passado e já elevou a Selic a 12,25% ao ano. O mercado acredita que a taxa básica de juros voltará a subir na próxima reunião do Copom, mesmo com a atividade econômica fraca.
Pesquisa Focus do Banco Central aponta que os agentes econômicos preveem que o IPCA vai encerrar este ano em 7%.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.