Governo prorroga prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural

Anúncio foi feito pelo ministro do meio ambiente

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Anúncio foi feito pelo ministro do meio ambiente

Depois de inúmeras solicitações de produtores rurais de todo o país, o ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, prorrogou por mais um ano o prazo para inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural), que terminaria na próxima semana.

“O Governo Federal deu um passo importante pra que efetivamente a gente consiga consolidar o Cadastro Ambiental Rural. Não havia condições para que os produtores brasileiros e governos cumprissem a meta de 100% no prazo que estava anteriormente estabelecido. Essa situação geraria um comprometimento do agronegócio a partir do dia 6 de maio. Por isso, a atitude do ministério é altamente positiva”, avaliou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) durante audiência da Comissão de Agricultura da Câmara, e de acordo com Gaetani a prorrogação será publicada no Diário Oficial da União da próxima semana. Até o final do último mês de abri menos de 10% dos produtores do Estado haviam aderido ao CAR.

Criado pelo Código Florestal e aprovado em maio de 2012, o CAR serve como um banco de informações sobre os imóveis rurais. O cadastro reúne dados como a delimitação das áreas de proteção, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública.

Verruck acredita que com o aumento do prazo concedido pelo Governo Federal, o Estado terá condições de ampliar a adesão dos proprietários rurais ao CAR por meio de campanhas de divulgação e orientação sobre o Cadastro. 

Conteúdos relacionados