Dólar opera quase estável mas segue acima de R$ 3
Na sessão passada, subiu 2,31 por cento
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na sessão passada, subiu 2,31 por cento
O dólar operava quase estável nesta terça-feira mas continuava acima de 3 reais, pressionado por preocupações com a frágil situação financeira da Grécia e pela pressão sobre os títulos públicos em diversos mercados.
Às 10h34, a moeda norte-americana caía 0,11 por cento, a 3,0492 reais na venda. Na sessão passada, subiu 2,31 por cento, movimento que atraía vendedores nesta terça-feira. Operadores consultados pela Reuters têm afirmado que o dólar tende a se estabilizar nas próximas semanas por volta do patamar atual, pouco acima de 3 reais.
De um lado, a menor intervenção do Banco Central –que deve rolar apenas parcialmente os swaps cambiais que vencem em junho– tende a limitar o espaço para baixas. Do outro, investidores vêm apostando que o Federal Reserve deve elevar os juros norte-americanos apenas no segundo semestre, o que traz algum alívio para o mercado interno.
Mais tarde, o Banco Central dará continuidade à rolagem dos swaps cambiais que vencem em junho, com oferta de até 8,1 mil contratos.
“A volatilidade ainda está alta, mas parece que esse nível é mais ou menos equilibrado”, disse o superintendente de câmbio da corretora TOV, Reginaldo Siaca.
Na cena externa, preocupações com o aperto de liquidez pelo qual passa a Grécia sustentavam o clima de apreensão, mesmo após o país anunciar que pagou a parcela de 750 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que venceria nesta terça-feira.
No entanto, a ausência de progresso claro nas negociações deixava os mercados preocupados com a possibilidade de Atenas eventualmente esgotar seus recursos e declarar default.
Outro foco de atenção no curto prazo é a pressão sobre os mercados de renda fixa no mundo. Os títulos do Tesouro dos EUA e da Alemanha têm recuado com força nas últimas semanas, movimento que pode atrair para essas economias recursos aplicados em economias emergentes.
Nesta manhã, por exemplo, o papel norte-americano de 10 anos chegou a render 2,366 por cento, máxima em seis meses, mas reduziu os ganhos e passou a operar abaixo de 2,3 por cento.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
PT diz que sede em Diadema Foi invadida e fotos de Lula e Dilma foram vandalizadas
O partido registrou boletim de ocorrência no início da tarde
Basquete: invictos, Flamengo e Minas avançam às quartas da Champions
Os clubes carioca e mineiro se juntam ao Sesi Franca
Bêbado, motorista invade parque infantil com S-10 desgovernada em praça no Cerejeiras
Lá havia várias crianças brincando com seus familiares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.