Assomasul irá integrar conselho para fiscalizar repasses do ICMS

Os membros do conselho terão mandato de três anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os membros do conselho terão mandato de três anos

A Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), fará do conselho que serácriado pela Assembleia Legislativa para fiscalizar a distribuição das quotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre os municípios do Estado. O presidente da Assomasul, Juvenal Neto (PSDB), confirmou nesta quarta-feira (30), que a Associação fará parte do conselho.

A proposta da criação do conselho foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), por meio do Projeto de Lei Complementar (PLC) 011/2015 que cria o Conselho de Fiscalização dos Critérios de Divisão e Credenciamento das Parcelas Pertencentes aos Municípios, conforme prevê a Constituição Estadual.

“A realidade dos municípios do Estado é da escassez financeira em razão de diversos fatores econômicos e políticos. O resultado é a dificuldade ou, até mesmo, a retração daqueles que, sem pujança econômica, não conseguem desenvolver e levar aos seus cidadãos a estrutura mínima necessária”, justifica Mochi.

De acordo com o parlamentar, a proposta deve conferir maior transparência, controle e amplitude de conhecimento sobre as parcelas de impostos arrecadados pelo Estado que são repassados aos municípios por força da disposição constitucional de Repartição de Receitas Tributárias.

Pelo projeto de Mochi, o conselho que terá regulamento próprio e será composto por dois representantes do Poder Executivo, dois deputados estaduais e dois representes indicados pela Assomasul. Os membros do conselho terão mandato de três anos e não serão remunerados. Com informações da AL-MS.

Conteúdos relacionados