Rally da Safra estima produção de 5,8 milhões de toneladas de soja em MS

As estimativas são as melhores para os sojicultores de Mato Grosso do Sul, com preços em alta e aumento da produção. De acordo com dados prévios do Rally da Safra 2013, que deu largada nesta segunda-feira (28) em Campo Grande, MS deve produzir cerca de 5,86 milhões de toneladas de soja nesta safra 2012/2013, um […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As estimativas são as melhores para os sojicultores de Mato Grosso do Sul, com preços em alta e aumento da produção. De acordo com dados prévios do Rally da Safra 2013, que deu largada nesta segunda-feira (28) em Campo Grande, MS deve produzir cerca de 5,86 milhões de toneladas de soja nesta safra 2012/2013, um montante 26,5% maior que a safra anterior (4,63 milhões de toneladas).

Além de quantidade, a soja de MS vai passar agora por uma avaliação de qualidade. A equipe 1 do Rally começa amanhã a percorrer o estado, saindo de Campo Grande e indo até o Paraná. “Cada equipe tem três carros, que farão rotas diferentes, para abranger um espaço ainda maior”, relatou Fábio Meneghin, coordenador da equipe, que lançou o programa em evento na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

O Rally avalia diversos índices, como estimativa de produtividade da soja e do milho de verão, a existência de pragas, participação da transgenia, perdas, logística e plantio direto.

Nesta 10º edição do Rally será avaliado também as características físicas e nutricionais da soja por estado. “Existe um comentário que as sojas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são mais ricas em nutrientes. Vamos averiguar se isso é verdade, e se for, pode ser o primeiro passa para se ganhar prêmios de qualidade futuramente”, afirmou Meneghin.

Além da produção em alta, os preços também animam, já que a saca de soja chegou a R$ 55,80 no estado, e devem permanecer em níveis históricos até o período de vendas.

Com um quadro bom, o que preocupa agora os produtores é a logística. “Temos uma capacidade de armazenamento que ajuda muito, mas ainda precisamos melhorar, e estamos trabalhando para isso”, comentou Eduardo Riedel, presidente da Famasul.

Além do MS, o Rally da Safra 2013 vai percorrer Mato Grosso, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Em todo o país, é esperada uma colheita de 83,95 milhões de toneladas de soja, um crescimento de 26,4%, que reflete a recuperação em especial dos estados do Sul.

A largada do Rally da Safra 2013 ocorreu simultaneamente em Campo Grande e Cuiabá. As sete equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 28 de janeiro e 13 de março, mais de 60 mil quilômetros e colherão amostras nos principais pólos produtores de soja e milho.

Conteúdos relacionados

Tomate