As estimativas são as melhores para os sojicultores de Mato Grosso do Sul, com preços em alta e aumento da produção. De acordo com dados prévios do Rally da Safra 2013, que deu largada nesta segunda-feira (28) em Campo Grande, MS deve produzir cerca de 5,86 milhões de toneladas de soja nesta safra 2012/2013, um montante 26,5% maior que a safra anterior (4,63 milhões de toneladas).
Além de quantidade, a soja de MS vai passar agora por uma avaliação de qualidade. A equipe 1 do Rally começa amanhã a percorrer o estado, saindo de Campo Grande e indo até o Paraná. “Cada equipe tem três carros, que farão rotas diferentes, para abranger um espaço ainda maior”, relatou Fábio Meneghin, coordenador da equipe, que lançou o programa em evento na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).
O Rally avalia diversos índices, como estimativa de produtividade da soja e do milho de verão, a existência de pragas, participação da transgenia, perdas, logística e plantio direto.
Nesta 10º edição do Rally será avaliado também as características físicas e nutricionais da soja por estado. “Existe um comentário que as sojas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são mais ricas em nutrientes. Vamos averiguar se isso é verdade, e se for, pode ser o primeiro passa para se ganhar prêmios de qualidade futuramente”, afirmou Meneghin.
Além da produção em alta, os preços também animam, já que a saca de soja chegou a R$ 55,80 no estado, e devem permanecer em níveis históricos até o período de vendas.
Com um quadro bom, o que preocupa agora os produtores é a logística. “Temos uma capacidade de armazenamento que ajuda muito, mas ainda precisamos melhorar, e estamos trabalhando para isso”, comentou Eduardo Riedel, presidente da Famasul.
Além do MS, o Rally da Safra 2013 vai percorrer Mato Grosso, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.
Em todo o país, é esperada uma colheita de 83,95 milhões de toneladas de soja, um crescimento de 26,4%, que reflete a recuperação em especial dos estados do Sul.
A largada do Rally da Safra 2013 ocorreu simultaneamente em Campo Grande e Cuiabá. As sete equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 28 de janeiro e 13 de março, mais de 60 mil quilômetros e colherão amostras nos principais pólos produtores de soja e milho.