O senador Waldemir Moka (PMDB) é o único senador de Mato Grosso do Sul entre os 36 que vão pagar do próprio bolso o imposto de renda sobre os 14º e 15º salários dados como “ajuda de custo”.

Os 119 senadores do País estão inadimplentes há cinco anos. Porém, um projeto de resolução aprovado na semana passada definiu que cabe ao Senado pagar o valor devido. Entretanto, o projeto também ofereceu a opção dos senadores pagarem com recurso próprio o valor referente ao imposto.

No total, foram recolhidos R$ 5.043.141,43 à Receita Federal em tributação retroativa aos últimos cinco anos dos senadores, que recebem salário mensal de R$ 26,7 mil. O prazo para manifestação dos senadores terminou na segunda-feira (26) . Porém, ainda há senadores que não informaram ao Senado se pagarão ou não com verba própria.

A assessoria do senador Waldemir Moka informou que ele já pagou o imposto referente aos dois anos que representa o Estado no dia 16 de outubro, antes da aprovação do projeto. Entre os senadores, Delcídio é o único que ocupa a vaga há mais de cinco anos. Antônio Russo assumiu o lugar de Marisa Serrano em junho de 2011. Com informações do site Congresso em Foco.