O Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos em Campo Grande, também chamado de Dia Sem Imposto, ofereceu à população a oportunidade de comprar produtos com desconto equivalente à carga tributária estimada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Mato Grosso do Sul foi o único estado do Centro-Oeste a ter postos de combustível e mercado participando da iniciativa.    
 
O movimento de conscientização sobre a alta carga tributária continua hoje à noite.  Lalai e Firula’s, ambos no Shopping Campo Grande, disponibilizam até às 22h diversos pratos com 32% de redução no preço, correspondente aos impostos incidentes sob a alimentação. O Click Shushi atende até às 23h30, oferecendo todo o cardápio com a mesma porcentagem de desconto.
Balanço

No Dia Sem Imposto, organizado pelo Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e a CDL Jovem de Campo Grande, a população pôde abastecer carro e moto pagando 42% a menos na gasolina, ou seja, R$ 1,62 por litro. Na capital, dois postos aderiram à ação: Aurora e Gueno, localizados na rua Dom Aquino com rua Barbosa e av. Mato Grosso com a rua Espírito Santo, respectivamente. Cada um disponibilizou 5 mil litros para a comercialização.
 
Para organizar a distribuição da gasolina, senhas foram entregues para quem estava na fila. O horário previsto para iniciar o processo era às 9h, porém houve um atraso devido a falta de apoio em infra-estrutura e logística ocasionado pela ausência da Agência Municipal de Transporte e Trânsito –AGETRAN. “Tivemos que remanejar nossa equipe de distribuição de senhas para organização do trânsito até a chegada de policiais da Ciptran. Algumas pessoas também não cooperaram para a realização do evento, fazendo tumulto nas filas. Apesar dos contratempos, o evento foi um sucesso,” explicou o representante do CJE e Conaje em MS, Marcos Silva.
 
Além dos postos, o mercado Veratti, da Julio de Catilho, ofereceu das 8h às 11h, oito itens – a maioria de cesta básica – com descontos de impostos que chegavam a 50%. Na avaliação do coordenador do evento, Sullivan Vareiro, a ação teve grande adesão da sociedade, que em sua maioria, conseguiu perceber o quanto a carga tributária brasileira é alta. “A população parabenizou a nossa iniciativa e pediu que atos como esse fossem repetidos mais vezes durante o ano,” afirmou.
Ana gás e Du gás também estão na lista de estabelecimentos que aderiram ao Dia Sem Imposto, vendendo botijões de gás de cozinha com desconto de 23%, correspondente a carga tributária incidente sob o GLP.
Lei Federal      
O Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte foi instituído pelo Governo Federal, através da Lei nº 12.325/2010, com o propósito de conscientização e reflexão da sociedade e dos poderes públicos sobre a importância do respeito ao contribuinte. A data corresponde ao dia exato em que o brasileiro encerra o período do ano em que só trabalha para pagar tributos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a alta carga tributária consome aproximadamente 40% de tudo que é produzido no Brasil, logo, pode-se dizer que, tudo que produzimos nos primeiros 145 dias do ano é destinado apenas para pagamento de tributos.
O MOVIMENTO CONTINUA À NOITE NOS SEGUINTES ESTABELECIMENTOS:
LALAI

·   Shopping Campo Grande.
·   Vários Produtos.
·   Quantidade ilimitada.
·   Horário – 10h00min as 22h00min.
·   Forma de Pagamento – Somente em Dinheiro.
·   Preço dos Produtos com 32% de desconto (correspondente a carga tributária incidente sob a alimentação).
FIRULAS CAFÉ

·  Shopping Campo Grande.
·   Vários Produtos.
·   Quantidade ilimitada.
·   Horário – 10h00min as 22h00min.
·   Forma de Pagamento – Somente em Dinheiro.
·   Preço dos Produtos com 32% de desconto (correspondente a carga tributária incidente sob a alimentação).

CLICK SUSHI
·         Rua 7 de Setembro, 1.089.
·         Todos os pratos do cardápio.
·         Das 19h00min as 23h30min.
·         Forma de Pagamento – Somente em Dinheiro.
·         Preço dos Produtos com 32% de desconto (correspondente a carga tributária incidente sob a alimentação).