O dia 25 de maio é a data em que os cidadãos brasileiros passam a trabalhar em benefício próprio, pois todo o resultado do trabalho anterior a esta data simboliza a quantia a ser paga em impostos. Por isto a escolha da data.
O Dia da Liberdade de Impostos tem como objetivo é conscientizar a população sobre a grande carga de impostos que incide, direta e indiretamente, sobre sua renda.
“A ideia é criar simbolicamente o dia em que paramos de trabalhar para pagar os impostos e ficamos livres deste peso. Os impostos são indispensáveis para a sociedade moderna, mas a sobrecarga tributária impede o crescimento econômico e quem sofre mais é a população de baixa renda”, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci.
Para conscientizar população das altas cargas tributárias brasileiras, algumas cidades venderão a gasolina a R$ 1,753/litro, além disso bares, restaurantes e comércio em geral participarão do dia.
As cidades participantes estão alguns municipios de Minhas Gerais, Santa Catarina e Brasília, em Mato Grosso do Sul há a possibilidade de Campo Grande, participarão também mais 31 municípios brasileiros. Até o momento Dourados não se pronunciou em participar do Dia da Liberdade de Impostos.