Com o termino do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, no dia 30 de abril, os contribuintes que precisam fazer a declaração retificadora devem ficar atentos e evitar problemas futuros.

De acordo com Antônio César Campos, supervisor do programa de Imposto de Renda de pessoa física da Receita Federal de Mato Grosso do Sul, o contribuinte pode acessar o site instituição e consultar o extrato da declaração. “No site será gerado um código de acesso para consultar o processamento”, explicou.

Campos destacou que vale a pena realizar a consulta e verificar se há alguma divergência na declaração entregue. “Porque a Receita vai encontrar a divergência e isso vai gerar uma multa”.

O supervisor lembrou que a partir de hoje, os contribuintes com declaração obrigatória e que não entregaram no prazo já terão a incidência de multa. “A multa é de 1% ao mês sob o imposto devido, com valor mínimo de R$ 465,74”.

O contribuinte pode regularizar a situação a qualquer tempo após o encerramento do prazo, ressaltando que haverá os encargos. E, quem entregou no prazo, mas precisa fazer a retificadora não pode deixar de fazer a correção. “Quanto antes melhor”, ressaltou o supervisor.