Contadores alertam para o final do prazo e a necessidade de reunir documentação oficial. No Estado, mais de 160 mil contribuintes ainda não fizeram a declaração. No total, MS tem 287 mil contribuintes obrigados a prestar contas ao leão.

Apenas 44% dos contribuintes de Mato Grosso do Sul já declararam imposto de renda. O prazo que termina no próximo dia 29, já preocupa a Receita Federal e contadores do Estado, que acreditam que não dê tempo para a maioria fazer a declaração dentro do prazo.

Até as 14h desta segunda-feira (18), a Receita Federal havia recebido 126.374 declarações, sendo que o esperado é receber 287.000.

O contador Célio Moreira Fernandes, de 46 anos, trabalha em um escritório em Campo Grande, com mais dois contadores, que juntos fazem em torno de 300 declarações por ano. Porém em 2011, ele estima que 70% dos clientes ainda não fizeram a declaração.

Para lembrar os clientes do prazo para entrega, os contadores estão ligando para as pessoas adiantarem a documentação. “Estamos trabalhando a noite e aos finais de semana”, explica Célio, que está usando a estratégia de tentar atrair os contribuintes fora do horário de expediente.

O contador ainda lembra que a falta de documentação para fazer a declaração é o principal problema encontrado pelos contribuintes. Dessa forma, é importante lembrar que nesta semana haverá dois dias de ferido, onde órgãos públicos não abrem e o acesso a documentos oficiais fica mais difícil.

Com medo de perder o prazo, desde que abriu o período de declarações, em março, a administradora Rita de Cássia Recalde Carvalho, 32 anos, já começou a reunir a documentação necessária.

”Já faz mais de duas semanas que encaminhei todos os documentos necessários para o contador fazer a minha declaração. Tenho medo de perder o prazo e pagar multa”, explica Rita.