Com a aglomeração do Carnaval, o aplicativo Celular Seguro, do Governo Federal, pode ser um importante aliado no caso de furto, roubo ou perda de celulares durante a folia.

O app promete bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques. Para isso, a vítima só preciso de um contato e celular de confiança, que pode ser de um amigo que te acompanhe na folia.

O objetivo da medida do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) é combater roubos e furtos de telefones celulares em todo o país. O Celular Seguro estará disponível tanto na internet quanto em aplicativos para e iOS.

O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no gov.br. Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar outras, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

De acordo com o MJSP, o cadastro de ‘pessoas de confiança' é opcional e, se registradas como contatos de emergência, elas não terão acesso aos dados do celular, podendo, apenas, comunicar o crime no site ou aplicativo Celular Seguro, gerando o bloqueio do aparelho e de aplicativos.

Para utilizar este serviço, é preciso ter apenas uma conta de nível Bronze. “Sem em papel, o aparelho é um grande patrimônio, porque nele constam dados pessoais, bancários, cartões de crédito. Toda a vida está ali”, relatou o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli.