Pediu nota fiscal e estabelecimento negou? Saiba como denunciar empresa que recusa emissão

Leitor encontrou dificuldade para acessar sistemas do Governo do Estado para denúncias de evasão fiscal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Sefaz afirmou que denúncias devem ser feitas on-line e que sistemas estão em funcionamento (Foto: Arquivo, Midiamax)

Você já fez alguma compra e o estabelecimento comercial se negou a fornecer a nota fiscal? Além disso, conhece quais as formas possíveis para denunciar uma empresa que se recusa a emití-la? Com esses questionamentos, leitor do Jornal Midiamax entrou em contato e alegou dificuldades para efetuar o cadastro de sua denúncia.

Segundo a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) o registro de denúncia deve ser realizado, preferencialmente, por meio de canais on-line, como o Fale Conosco do site do Governo Estadual e também o site da Nota Premiada.

A pasta destaca, ainda, que é importante o interessado estar em posse de documentos que possam dar embasamento à denúncia. “Sempre que possível, é muito importante que sejam anexados documentos que deem consistência à denúncia, como comprovante do cartão, recibo, orçamento, pedido e etc”, afirmou em nota.

Canais poderiam ser mais simples’, sugere leitor

Apesar disso, o leitor entende que deveria haver formas ainda mais simples para efetuar a denúncia, como, por exemplo, WhatsApp ou contato telefônico.

A Sefaz, por sua vez, explica que não há projeto futuro de implantação de outros canais, pois estes “não se tratam de canais oficiais que atendem aos requisitos mínimos exigidos para identificação e apuração dos fatos”, completa a comunicação.

Recusar emissão de nota é crime

Contudo, importante lembrar que, caso uma empresa se negue a emitir uma nota fiscal de uma venda ou serviço, pode ser enquadrada no crime de evasão fiscal. A fiscalização das empresas passa por uma investigação.

“As denúncias registradas são avaliadas quanto à sua consistência e materialidade por meio da Coordenadoria de Planejamento Fiscal. Caso procedentes, o contribuinte denunciado é incluído na programação de fiscalização de estabelecimentos a serem auditados, com vistas à apuração e lançamento do crédito tributário devido, acrescido das penalidades previstas na lei”, destaca a nota.

As penalidades previstas para empresas que cometem o crime de evasão fiscal passam pelas elencadas no artigo 117, da Lei nº 1.810/97 (CTE), conforme o caso. Regra geral: a falta de emissão de documento fiscal enseja a penalidade de multa equivalente a dez por cento do valor da operação (art. 117, IV, ‘a’).

Como denunciar

Se você se deparar com uma empresa que se recusa a emitir nota fiscal, siga estas etapas para denunciar e garantir que a integridade fiscal seja mantida:

1. Documentação:
Antes de fazer qualquer denúncia, documente a transação. Guarde todos os recibos, comprovantes ou qualquer outra evidência que mostre que não foi fornecida uma nota fiscal após a compra ou serviço.

2. Aborde a Empresa:
Entre em contato com a empresa para pedir a nota fiscal. Às vezes, a ausência de nota pode ser um erro simples. Se a empresa se recusar a fornecer ou ignorar seu pedido, você terá um caso mais forte.

3. Consulte o Procon:
O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é um órgão que defende os direitos dos consumidores. Se você se sentir prejudicado, abra uma reclamação no Procon de sua cidade ou estado.

4. Denúncia à Secretaria da Fazenda:
Cada estado possui uma Secretaria da Fazenda ou órgão equivalente responsável pela arrecadação de impostos. Eles também fiscalizam empresas que não emitem nota fiscal. A denúncia pode ser feita online na maioria dos estados.

5. Mantenha-se Informado:
Após fazer a denúncia, acompanhe o processo. Em alguns casos, o órgão responsável pode precisar de informações adicionais ou esclarecimentos.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

Comércio em Campo Grande
Movimento no centro de Campo Grande