Pular para o conteúdo
Consumidor

Paciente briga por indenização após ter intestino perfurado durante colonoscopia em Campo Grande

O incidente ocorreu em 2014 e desde então o paciente precisou de diversas cirurgias que o impedem de trabalhar
Lethycia Anjos -
Exame
Imagem ilustrativa. (Freepik)

Preocupado com sua saúde, um homem decide fazer um check-up. A pedido do médico, ele se submete a uma bateria de exames, incluindo uma colonoscopia. Alguns dias depois, o homem ainda tomado por fortes dores procura o hospital, lá ele descobre que teve o intestino perfurado durante o exame. Diante da situação, o paciente decide entrar com um pedido de indenização contra o hospital.

O processo, que se arrasta há quase dez anos, relata um incidente médico real ocorrido em 2014 com um mecânico de após realizar uma colonoscopia, exame que avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado.

No processo, a vítima relata que realizou o exame em uma clínica de diagnósticos da Capital no dia 19 de agosto de 2014. No entanto, logo após o exame começou a sentir fortes dores abdominais. Mesmo assim, foi liberado para ir para casa, sendo informado pelo médico que as dores eram normais e logo passariam.

Com o passar dos dias, as dores persistiram e o mecânico decidiu retornar à clínica em 22 de agosto de 2014. Com novos exames, foi constatado que seu intestino estava perfurado devido ao exame de colonoscopia, sendo então submetido a outro procedimento cirúrgico reparatório.

Hospital alega que paciente sabia dos riscos

Exame
Imagem ilustrativa. (Freepik)

Segundo o processo, além da cirurgia reparatória, o erro médico causou e continua causando diversas complicações na vida do requerente, o impossibilitando de trabalhar.

“Apesar da cirurgia reparatória, as dores dele persistiram, sendo descoberto que ele adquiriu uma hérnia devido à perfuração do intestino. O requerente já passou por várias cirurgias e permanece incapaz de trabalhar, com sua última cirurgia realizada em 2016”, diz parte do processo.

Após ser notificada do processo, a clínica solicitou a apresentação de provas e após análise, optou por contestar o pedido de indenização.

Na justificativa, o hospital ressalta que não houve provas concretas de erro médico e que o autor foi comunicado dos riscos da colonoscopia, o que inclui a perfuração de órgãos.

O hospital também alega que ao realizar o exame, foi constatado pólipos no cólon com indicação de ressecção, procedimento que consiste em uma intervenção cirúrgica para extração parcial ou total de órgão, ou neoformação patológica. Segundo o réu, o procedimento seria o motivo das dores abdominias relatadas pelo homem.

Por sua vez, a defesa do mecânico argumentou que em detrimento ao laudo pericial elencado aos autos do processo, decide por contestar a inexistência de comprovação de erro medico afirmada pelo hospital. O processo segue em tramitação.

Erro médico vale indenização?

Um único erro médico pode resultar em sérios prejuízos para o paciente, tanto de ordem financeira quanto emocional. Conforme o Jus , se o dano não for apenas material, mas também emocional, o paciente tem o direito de buscar reparação através do sistema judiciário.

Nesse contexto, o médico ou o hospital podem ser responsabilizados após um processo judicial que demonstre claramente o erro médico, incluindo culpa, relação de causa e efeito, e dano. Já a obrigação de indenização surge quando há uma violação do dever do médico de não causar danos aos pacientes.

A indenização visa proporcionar uma reparação completa pelos danos causados a vítima, o que inclui compensação por danos morais resultantes do erro médico. No entanto, determinar o valor da indenização é um processo delicado.

Embora o valor da indenização não possa reverter completamente a situação, ele pode ajudar a amenizar a dor emocional e a humilhação causadas pelo erro médico.

No caso de danos estéticos causados por erros médicos, todos os custos com cirurgias corretivas devem ser ressarcidos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados