Projeto-piloto quer digitalizar processos de benefícios previdenciários, como os de aposentadoria, no Estado. O primeiro órgão a implementar a tecnologia é o TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), onde os processos vão passar a tramitar digitalmente em todas as fases, eliminando a impressão de documentos e o processamento físico do pedido. 

A mudança foi acordada entre técnicos do setor de tecnologia da informação do TCE-MS e da Ageprev (Previdência Social de MS). Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Corte de Contas, José Augusto Ferreira, a mudança será possível com o emprego de uma ferramenta chamada SisprevWeb (Sistema de Gestão Previdenciária). 

Agora, o TCE-MS passará a enviar as informações para alimentar a ferramenta, que ainda está em fase de testes. “A ferramenta é revolucionária e vai ajudar muito na organização e eficiência da Ageprev”, completa.

Além da celeridade na análise dos procedimentos de concessão de benefícios previdenciários iniciados no Tribunal de Contas, o SisprevWeb também permitirá que os servidores efetivos do TCE-MS simulem sua aposentadoria, uma vez que o sistema é alimentado com os dados da vida funcional do segurado e com as regras de concessão previstas da legislação, permitindo que o consulente preveja o momento mais adequado de requerer o benefício.