A Intenção de Consumo das Famílias de registrou um leve aumento neste mês de janeiro de 2024, comparado a dezembro de 2023, ficando em 110,1 pontos ante os 109,3 do mês anterior, de acordo com da CNC (Confederação Nacional do de Bens, Serviços e Turismo).

Dos sete indicadores apurados, quatro apresentaram índices positivos. Entre as maiores variações estão o momento para duráveis (4,4%), a perspectiva de consumo (3,9%), seguido pela perspectiva profissional (2,1%) e o nível de consumo atual (1,7%). O pior índice foi registrado pelo indicador de atual (- 2,2%).

A pesquisa aponta que a maioria (58,4%) tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses. Já em relação à renda atual, 47,4% afirmam que está igual ao ano passado e 38,1% dos entrevistados estão comprando a mesma coisa, em relação ao mesmo período de 2023.

“Um pequeno aumento de 0,7% na variação da intenção de consumo em relação ao mês passado, mas que é bem positivo considerando que estamos no mês de janeiro, um período tradicionalmente de muitas dívidas e menos consumo”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.