Apesar de atingir em cheio o público feminino, homens também podem ser vítimas do vírus que causa o câncer de colo de útero: o HPV (papilomavírus humano). Março é o mês de conscientização e combate a esse câncer, doença que mata uma mulher por hora no Brasil. Saiba aqui como acessar a vacina que protege contra esse vírus.

Outras doenças causadas pelo HPV

O HPV é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) que tem mais de 150 diferentes subtipos, divididos em baixo e alto grau. Desses, aproximadamente 40 atingem a região genital e cerca de 15 são responsáveis por diferentes tipos de cânceres.

Por isso, ele também pode causar câncer anal, de pênis, vulva, vagina, além de lesões orais, na língua e orofaringe, assim como doenças cardiovasculares. Além disso, também pode causar o aparecimento de verrugas na pele e na região da boca, nos lábios, nas cordas vocais, assim como na região anal, genital e da uretra. Em todos os casos, o diagnóstico tardio pode contribuir para o desenvolvimento de quadros oncológicos.

Sobre a vacina oferecida no SUS

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a vacina quadrivalente contra o HPV, que imuniza contra os quatro tipos principais do vírus: 6, 11, 16 e 18. Ou seja, ela oferece proteção em torno de 100% para esses tipos de HPV.

Dois desses vírus estão relacionados ao surgimento de verrugas genitais e anais, e outros dois estão associados ao risco de câncer. 

Tem acesso a esse imunizante, pelo SUS, meninos e meninas de 9 a 14 anos, homens e mulheres transplantados, pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e pessoas vítimas de violência sexual.

Vacina oferecida na rede privada

Jovens com 15 ou mais, assim como a população adulta que não faz parte do grupo contemplado pelo SUS, podem buscar o imunizante na rede privada, onde há disponibilidade da vacina nonavalente. 

Diferente da oferecida pelo SUS, a nonavalente protege contra os nove tipos mais comuns de HPV e oferece 90% de proteção contra o câncer de colo de útero. Para pessoas acima dos 15 anos, é indicada a aplicação de 3 doses: a segunda dose deve ser aplicada 2 meses após a aplicação da primeira dose e, a última dose, após um intervalo de 4 meses.

Valores

O Jornal Midiamax consultou três clínicas de vacinação de Campo Grande para saber qual o preço médio da vacina na cidade. O lugar mais em conta oferece o imunizante pelo preço de R$ 950,00 a dose. Para conseguir a vacina por esse valor, o cliente precisa fechar o pacote de compra das três doses. O valor pode ser dividido em até 6x sem juros.

Preços da vacina nonavalente contra HPV. (Jornal Midiamax)

“Diferente de outros cânceres que têm a ver com fatores genéticos e hábitos da pessoa, nesse caso específico, do câncer de colo do útero, é vírus-relacionado. Ou seja, a prevenção adequada é que vai impedir seu aparecimento”, pontua a médica oncologista Márcia Datz Abadi, diretora médica da MSD Brasil. “Por isso, o mais importante é a prevenção e a detecção precoce, até porque quando há sintomas, é porque a doença já está avançada”, completa a médica.