O consumidor de Mato Grosso do Sul deve gastar, em média R$ 173,72 em presentes nesta Páscoa, de acordo com pesquisa realizada pelo IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS) e o Sebrae/MS, o que deve gerar uma movimentação econômica de R$ 152,28 milhões somente para esse fim. Segundo o levantamento, a previsão é de que a Páscoa movimente ao todo R$ 338,92 milhões em Mato Grosso do Sul, o que representa aumento de 26% em relação a 2023.

A pesquisa também perguntou se as pessoas pretendem fazer comemorações, e muitos dos participantes afirmaram que sim. Sendo assim, a pesquisa apurou que os gastos com as celebrações de Páscoa devem somar R$ 186,64 milhões, com gasto médio no valor de R$ 205,02 por pessoa.

Entre os entrevistados, 56,53% pretendem presentear e 60,11% irão comemorar a data, sendo que 89,13% farão reuniões com amigos e familiares para comemorar a data.

De acordo com a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, os dados são muito positivos. “São animadores, incluindo supermercados, lojas de chocolates, pequenos empreendedores que investem nesse período na confecção de doces, peixarias, além dos restaurantes e demais segmentos que acabam lucrando mais nesse período”, afirma.

“É importante que o empresário esteja atento aos fatores que mais contam na definição de compra. Mais de 80% querem desconto para pagamento à vista e 66% querem que o recheio do ovo de chocolate seja valorizado”, afirma a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

O que pretendem comprar

Ainda segundo o levantamento, a opção de presente que está entre a preferida são os ovos de páscoa, apontados por 82,55%, seguidos dos bombons (23,18%), ovos caseiros (17,71%) e cesta de chocolate (2,65%). Filhos e cônjuges são os principais presenteados, alvo de 59% dos participantes da pesquisa, e 22%, respectivamente. Depois vêm os sobrinhos/afilhados (21%), a própria pessoa (19%) e outros (17%).

Como atrair clientes

O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, aponta que a oportunidade é ótima para que empresários garantam um bom faturamento. “Algumas dicas para isso são: decorar o estabelecimento com temas de Páscoa para atrair clientes e criar um ambiente festivo, utilizando elementos como coelhos, ovos e flores. Outra dica é utilizar as redes sociais, anúncios on-line e materiais impressos para promover os produtos e ofertas, destacando as promoções”, orienta.

“Também é importante oferecer opções para todos os públicos, como produtos sem glúten ou lactose e veganos. O empresário pode oferecer diversas opções de compras, como no formato on-line, entrega em domicílio ou retirada na loja, e diversas opções de pagamento. Por fim, ter um atendimento excepcional com o cliente garante a satisfação e o incentiva a retornar no futuro”, finaliza.

O levantamento ouviu 1.981 pessoas entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95%. Veja a pesquisa completa neste link.