Pular para o conteúdo
Consumidor

Abertura do comércio de Campo Grande no feriado de 1° de maio é proibida por lei

Legislação define a data como feriado dedicado ao descanso dos trabalhadores
Priscilla Peres -
(Foto: Arquivo/Jornal Midiamax)

Na próxima quarta-feira, 1° de maio – Dia do Trabalhador, o comércio de estará fechado. A Lei Complementar 81 de 3 de janeiro de 2006 e a convenção coletiva de trabalho definem a data como de descanso dos trabalhadores.

Dessa forma, os comerciantes não podem abrir as portas. “Essa Lei estabelece outros feriados onde as portas do comércio devem ficar fechadas, como o do Finados, Natal, Ano Novo e a Sexta-Feira Santa”, explica o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camillo. “Quem descumprir, pode sofrer multas”.

Já no interior do Estado, as empresas que quiserem abrir no dia 1° de maio devem procurar o sindicato da categoria e se informar sobre a convenção coletiva vigente. Em , por exemplo, os comerciantes em poderão abrir porque não há lei que os impeça e os sindicatos entraram em acordo quanto ao trabalho nos feriados.

“Por lá, o empresário que quiser abrir suas portas deve protocolar um requerimento junto ao Sindivarejo de Três Lagoas e deverá pagar, no mês subsequente, a título de gratificação indenizatória, o valor de R$ 100,00 (cem reais) a cada funcionário, valor este ao qual não incidirá encargos”, explica Camillo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Acidente via park

Motorista perde controle e colide com poste após aquaplanagem em avenida de Campo Grande

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

PRF e CCR MSVia reforçam segurança na BR-163 durante a EXPOAGRO 2025

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Homem é encontrado morto em rodoanel de Ponta Porã

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Seleção com 94 vagas e salários de até R$ 3 mil está com inscrições abertas em Campo Grande

As vagas abrangem as funções de entrevistador e supervisor social

Especial

Mães em Luto: quando o amor precisa aprender a viver com a ausência

No luto, psicanalista sugere viver sentimentos sem determinar tempo e procurar ressignificar a dor, sem temor de esquecer ou de se sentir culpada por ser feliz

Economia

EXPOAGRO 2025 será oficialmente aberta neste sábado com presença do Governador

A tradicional Exposição Agropecuária de Dourados, a EXPOAGRO 2025, será oficialmente aberta na manhã deste sábado, dia 10 de maio, com a presença confirmada do governador Eduardo Riedel.

Famosos

Jojo Todynho sofre ‘apagão’ e é hospitalizada às pressas no Rio de Janeiro

Jojo Todynho precisou de atendimento médico às pressas após sofrer um mau-súbito que causou um apagão; saiba detalhes do quadro