Pular para o conteúdo
Consumidor

Nova leva do 5G não contempla interior de MS e só Campo Grande se mantém com sinal

No país, mais 78 municípios em 10 estados passaram a ter sinal 5G
Mariane Chianezi -
(Foto: Nathália Alcântara / Midiamax)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu autorização de licenciamento e ativações de estações de tecnologia 5G, na faixa de 3,5 GHz, para 78 municípios localizados próximos a capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes que já dispõem da tecnologia. Em , nenhuma cidade do interior foi contemplada e apenas Campo Grande continua com o sinal.

A decisão tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) e passa a valer a partir desta quarta-feira (25).

Segundo a Anatel, a medida abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, além de já ter começado também o agendamento para instalação de kits receptores à população de baixa renda, entre outras medidas de desocupação da faixa que será usada para o novo serviço. 

A oferta do serviço é facultativa às operadoras de telecomunicações detentoras de outorgas e elas é que devem solicitar a ativação para a Anatel. Isso se dá porque a obrigação de estabelecer a tecnologia 5G nessas localidades ainda termina em 2025.  

Até agora, 140 municípios foram liberados pelo Gaispi para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G. Com isso, 38,5% da população têm potencial para ser beneficiada, de acordo com as ativações das prestadoras. A previsão da agência é que até o fim deste semestre mais 160 cidades sejam liberadas para ativar o sinal do 5G.

A Anatel adverte que quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

Os 78 municípios contemplados com a possibilidade de antecipar o 5G estão localizados nos estados de São Paulo, de Minas Gerais, de Santa Catarina, do Pará, do Espírito Santo, do , do Paraná, de Pernambuco, do e da Bahia. 

5G em Campo Grande

No início do ano, a cobertura 5G foi ampliada em Campo Grande, possibilitando acesso de internet mais rápida em cinco novos pontos da Capital. Em dezembro, saltou de 86 para 91 o total de estações que abastecem o sinal de usuários campo-grandenses 

Conforme regra da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até o dia 31 de julho de 2023 todas as capitais brasileiras devem ter uma estação 5G a cada 50 mil habitantes. Em Campo Grande, a exigência significa algo em torno de 20 pontos para cada operadora atuante. Nesse quesito, a Capital sai à frente e já cumpre o índice estabelecido, mesmo seis meses antes do fim da data limite.

Dados do painel da Agência de Telecomunicações mostra que, atualmente, a cidade conta com 86 estações 5G, sendo 30 da Claro, 26 da empresa Vivo e outras 26 da Tim.

Apesar do aumento no sinal, as torres 5G ainda limitam-se ao Centro de Campo Grande e a bairros vizinhos, reflexo da preferência por fornecer sinal forte nas regiões com maior circulação de pessoas.

Com 91 redes do novo sinal de internet, Mato Grosso do Sul ocupa a 13ª posição no ranking de estados com maior conectividade, à frente de locais como Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso, por exemplo. 

*Com informações Agência

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Últimas Notícias

Polícia

Homem persegue ex-namorada e ameaça postar fotos nuas dela nas redes sociais

Vítima procurou a delegacia e pediu medidas protetivas

Sérgio Cruz - O dia na história

1953 – Inaugurada a estação ferroviária de Ponta Porã

Entrega de ramal proporcionou povoamento de regiões isoladas por imigrantes de diversas regiões.

Charge

Banquete de Páscoa

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado