Pular para o conteúdo
Consumidor

IR 2023: quando vale parcelar o saldo devido no Imposto de Renda?

O próprio sistema calcula o quanto a pessoa deveria ter pago de imposto no ano anterior.
Agência Estado -
arrecadação federal imposto de renda
Receita Federal (Foto: Divulgação, Receita Federal)

Ao finalizar a declaração do Pessoa Física, o contribuinte conseguirá saber qual será o “saldo” do preenchimento da plataforma da Receita Federal. Como o nome técnico do IR é declaração de ajuste anual, há três opções: imposto a pagar, a restituir ou nada a ser ajustado.

Como sempre lembramos em nossa cobertura, o programa do IR se refere sempre ao ano anterior – 2023 tem como ano-calendário 2022.

E o próprio sistema calcula o quanto a pessoa deveria ter pago de imposto no ano anterior. A partir disso, com as informações preenchidas pelo contribuinte, é possível saber se haverá pagamento ou ressarcimento de imposto.

E, quando há necessidade de pagamento, existem algumas possibilidades para o contribuinte regularizar a própria situação. Uma delas é imprimindo Darf, como boleto ou PIX, em cota única, ou seja, pagamento em apenas uma parcela. Além disso, é possível escolher se a quitação será realizada de maneira parcelada.

Vale lembrar que, para que haja opção do débito automático desde a primeira parcela ou na cota única, é necessário que a declaração seja feita até 10 de maio deste ano.

Caso a pessoa opte pelo parcelamento, isso pode ser feito em até oito vezes, com valor mínimo por parcela de R$ 50. Além disso, juros, com base na Selic, contam em todos os meses.

De acordo com a sócia da área de impostos da KPMG Janine Goulart, é preciso prestar atenção no prazo da entrega, principalmente quando se tem saldo devido. Isso porque o limite para prestação de contas é 23h59 de 31 de maio. Mas não é possível realizar pagamentos neste horário – e o vencimento da primeira parcela ou cota única é justamente a data limite para a declaração. Portanto, se deixar para a última hora, poderá pagar multa sobre o saldo devido, mesmo entregando a declaração no prazo legal.

E quando vale parcelar o saldo devido? De acordo com Janine, o ideal é comparar as opções disponíveis ao contribuinte. “Tem o para pagar à vista? Ou vai precisar baixar algum investimento, fazer algum empréstimo? Faça um comparativo, uma análise, sobre o que pode ser mais vantajoso”, explica a especialista.

Quem tem de declarar IR?

Pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28 559,70 em 2022 vão precisar apresentar a prestação de contas ao Fisco. Nesta categoria se encaixa, por exemplo, o recebido por profissional que atua sob regime de CLT.

E é sempre importante lembrar dois pontos: os rendimentos tributáveis fazem parte apenas de um dos itens que obrigam à entrega de IR, o que significa que é importante olhar todos, para que não haja risco de erro; e os dados a serem preenchidos neste ano são referentes ao ano-calendário – ou ano-base – 2022. Para conferir os outros sete itens que obrigam a prestação de contas ao Fisco clique aqui.

Confira o calendário de restituição do IR de 2023

1° lote: 31 de maio

2° lote: 30 de junho

3° lote: 31 de julho

4° lote: 31 de agosto

5° lote: 29 de setembro

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é baleado em frente a uma conveniência no Jardim Tarumã

Chocolate de Dubai: O desejo viral que conquistou o mundo

VÍDEO: Asfalto cede durante a chuva e erosão vira perigo para motoristas na Nelly Martins

Feminicída teria tentado atacar única PM feminina antes de ser morto em confronto

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

Deixou para última hora? Busca por ovos de Páscoa gera fila por poucas opções

glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

Operário estreia na Série D do Brasileirão contra o Cianorte

Últimas Notícias

Política

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

Oficialmente, a deputada ainda não informou o motivo da saída; próximos dela afirmaram que a recusa tem a ver com compromisso com o mandato e tempo para cuidar da saúde

Cotidiano

Semana do Registro Civil leva atendimento gratuito a Campo Grande em maio 

Ação será focada em garantir documentação principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade

Cotidiano

Desalojadas de comunidade, famílias pedem doações após perderem até alimentos durante chuva

Água inundou barracos e provocou vários estragos

Polícia

Dupla é presa após tentar furtar fios em escola de música

GCM encontrou diversos fios separados no chão, porta com sinais de arrombamento e ares-condicionados danificados