Golpe do Pix, boleto e phishing: conheça principais armadilhas de golpistas na Black Friday
Objetivo dos criminosos é obter informações pessoais e financeiras das vítimas
Monique Faria –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com promoções em vários setores do comércio, a Black Friday é uma data muito aguardada pelos consumidores. Entretanto, o que deveria ser uma oportunidade para economizar, pode gerar dores de cabeça, caso o consumidor caia em um golpe.
Tentativas de golpes e fraudes fazem parte deste período de compras, portanto, conhecer as armadilhas mais aplicadas e saber como se precaver, são formas de evitar passar por tais situações.
De acordo com o analista de segurança, Cláudio Dodt, o consumidor deve manter-se vigilante e cético em relação a promoções da Black Friday que pareçam muito vantajosas.
“Como o comércio antecipa algumas ofertas, os cibercriminosos também planejam o envio de e-mails, SMS e mensagens via WhatsApp contendo links suspeitos para a obtenção de informações pessoais ou financeiras das vítimas”, afirma.
Principais golpes aplicados
Golpe do Pix: Geralmente ocorre quando a vítima baixa um aplicativo infectado ou clica em links suspeitos, como anúncios falsos. Isso permite que os cibercriminosos acessem o dispositivo e façam transferências via Pix.
O vírus detecta quando o usuário realiza uma compra online via Pix, copia e cola o código na tela de pagamento, permitindo que o valor seja redirecionado para o criminoso. Para evitar esse tipo de golpe, o consumidor deve verificar os dados de quem receberá o pagamento, antes de concluir a compra.
Phishing: Esse tipo de golpe se dá através de e-mails, banners ou sites falsos, usados para coletar informações dos usuários. Normalmente, essas páginas são semelhantes às verdadeiras, mas contêm erros gramaticais ou até erro na URL. Mesmo que a vítima não conclua nenhuma transação na página falsificada, os criminosos podem obter dados pessoais para aplicar golpes.
Golpe do Boleto: Os criminosos enviam boletos falsos no e-mail das vítimas, que muitas vezes só percebem quando não recebem os produtos. Para se precaver de cair no golpe do boleto, o consumidor deve sempre verificar informações como CNPJ, código de barras e valor da compra.
Dicas para realizar compras seguras na Black Friday
Sem dúvidas, estar precavido é a forma mais eficiente de evitar golpes neste período de compras. Antes mesmo de começar a adicionar o produto no carrinho, o consumidor deve verificar o endereço do site, garantindo que a página pertença mesmo à loja e seja seguro. Uma alternativa é também criar um cartão virtual para realizar compras durante o período da Black Friday.
Os usuários devem desconfiar, também, de links que redirecionam para outras páginas. Além disso, é importante evitar abrir anexos de e-mails de remetentes desconhecidos, e não realizar pagamentos antecipados.
Manter o antivírus ativo e atualizado também é uma forma de evitar vírus e golpes. Em aparelhos celulares, a autenticação em duas etapas reforça a segurança, evitando que criminosos tenham acesso ao dispositivo, caso seja roubado. O usuário pode ativá-la via SMS, biometria ou voz.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.