A Fenabran (Federação Brasileira de Bancos) divulgou um alerta sobre um novo tipo de golpe aplicado por estelionatários, que prometem empréstimos com condições facilitadas. Com a sociedade cada vez mais digitalizada, os bandidos estão criando novas abordagens para aplicar golpes.

A nova da praça é o empréstimo divulgado amplamente pela . De acordo com a Fenabran, os bandidos têm criado páginas falsas para oferecer empréstimos inexistentes.

“Organizações criminosas se passam por falsas instituições e oferecem crédito com condições muito vantajosas, na maioria dos casos, prometendo liberação fácil de dinheiro para negativados”, explica a nota.

Como ocorre o golpe?

Quando o interessado preenche o cadastro nestes sites fraudulentos, os bandidos entram em contato e pedem que ele assine um suposto contrato. Porém, sem que o usuário perceba, eles colocam cláusulas impondo multas, caso haja desistência.

Também fazem ameaças e dizem que irão enviar o nome do cliente para o Serviço de Proteção ao Crédito para que ele fique negativado.

Entretanto, para liberar o falso empréstimo, os golpistas pedem o pagamento de taxas e impostos e dizem que a prática acontece normalmente no mercado.

‘Não existe'

“Não existe nenhum empréstimo em que a pessoa tenha que fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, de preenchimento de cadastro ou de supostos adiantamentos de parcelas. Este tipo de abordagem é golpe. Em todas as operações de crédito regulares, o cliente recebe o dinheiro e não tem que pagar nada para isso”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de a Fraudes da federação.

Além disso, Volpini também ressalta que o cliente sempre deve desconfiar de sites na internet que ofereçam crédito com condições vantajosas. “Sempre pesquise e verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central a oferecer empréstimos”, alerta.

Procurada, a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) informou ao Jornal Midiamax que ainda não tem nenhum conhecimento sobre esse tipo de estelionato aplicado em Mato Grosso do Sul.

golpe
Golpe do empréstimo (Foto: Ilustrativa/ Kísie Ainoã/ Jornal Midiamax)

Dicas para não cair no golpe do empréstimo  

Para você saber como identificar uma fraude e evitar contratar um empréstimo falso, é preciso estar atento para os critérios de checagem de confiabilidade de uma empresa financeira. O recomendado é não fechar o empréstimo na primeira conversa com o atendente, mesmo que isto acarrete uma condição não tão favorável.

1 – Se você não solicitou a proposta de empréstimo, questione por que a atendente o procurou 

Ao receber uma ligação ou mensagem pela internet oferecendo serviços e produtos financeiros, verifique a origem da ligação. Além disso, pergunte como a pessoa conseguiu seus dados pessoais, como chegou até você, pegue o telefone da empresa e diga que vai entrar em contato direto na instituição e procurar por ela.   

2 – Quanto mais atraente for a oferta, maiores as chances de golpe  

No golpe do empréstimo falso, os criminosos aplicam valores abaixo do mercado. Nesse caso, desconfie. Se a negociação for muito vantajosa ou com taxas de juros pouco praticadas no mercado, acione o alerta vermelho e não avance.  

3 – Se for preciso pagamento de taxa ou depósito como garantia, cancele a negociação 

Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor. Nenhuma instituição confiável solicita antecipação para liberar o dinheiro. Bancos e instituições financeiras não cobram taxas de serviço ou depósitos antecipados para esse tipo de operação. Além disso, eventuais taxas e cobranças são embutidas no valor emprestado.

4 – Não aceite pagar as parcelas do empréstimo em contas de pessoas físicas 

Uma tática golpista comum é solicitar para encaminhar à conta do gerente do setor o valor da primeira parcela para a tramitação interna acelerar. Entretanto, caso haja esse apelo, desconecte e denuncie o golpe para a instituição.