Pular para o conteúdo
Consumidor

Golpe do empréstimo: para não virar uma das vítimas, entenda como funciona o novo golpe da praça

No golpe, estelionatários pedem pagamento antecipado para liberar o dinheiro do empréstimo
Fábio Oruê -
golpe
Golpe do empréstimo (Foto: Ilustrativa/ Kísie Ainoã/ Jornal Midiamax)

A Fenabran (Federação Brasileira de Bancos) divulgou um alerta sobre um novo tipo de aplicado por estelionatários, que prometem empréstimos com condições facilitadas. Com a sociedade cada vez mais digitalizada, os bandidos estão criando novas abordagens para aplicar golpes.

A nova da praça é o empréstimo divulgado amplamente pela internet. De acordo com a Fenabran, os bandidos têm criado páginas falsas para oferecer empréstimos inexistentes.

“Organizações criminosas se passam por falsas instituições e oferecem crédito com condições muito vantajosas, na maioria dos casos, prometendo liberação fácil de dinheiro para negativados”, explica a nota.

Como ocorre o golpe?

Quando o interessado preenche o cadastro nestes sites fraudulentos, os bandidos entram em contato e pedem que ele assine um suposto contrato. Porém, sem que o usuário perceba, eles colocam cláusulas impondo multas, caso haja desistência.

Também fazem ameaças e dizem que irão enviar o nome do cliente para o Serviço de ao Crédito para que ele fique negativado.

Entretanto, para liberar o falso empréstimo, os golpistas pedem o pagamento de taxas e impostos e dizem que a prática acontece normalmente no mercado.

‘Não existe’

“Não existe nenhum empréstimo em que a pessoa tenha que fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, de preenchimento de cadastro ou de supostos adiantamentos de parcelas. Este tipo de abordagem é golpe. Em todas as operações de crédito regulares, o cliente recebe o dinheiro e não tem que pagar nada para isso”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da federação.

Além disso, Volpini também ressalta que o cliente sempre deve desconfiar de sites na internet que ofereçam crédito com condições vantajosas. “Sempre pesquise e verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central a oferecer empréstimos”, alerta.

Procurada, a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) informou ao Jornal Midiamax que ainda não tem nenhum conhecimento sobre esse tipo de estelionato aplicado em Mato Grosso do Sul.

golpe
Golpe do empréstimo (Foto: Ilustrativa/ Kísie Ainoã/ Jornal Midiamax)

Dicas para não cair no golpe do empréstimo  

Para você saber como identificar uma fraude e evitar contratar um empréstimo falso, é preciso estar atento para os critérios de checagem de confiabilidade de uma empresa financeira. O recomendado é não fechar o empréstimo na primeira conversa com o atendente, mesmo que isto acarrete uma condição não tão favorável.

1 – Se você não solicitou a proposta de empréstimo, questione por que a atendente o procurou 

Ao receber uma ligação ou mensagem pela internet oferecendo serviços e produtos financeiros, verifique a origem da ligação. Além disso, pergunte como a pessoa conseguiu seus dados pessoais, como chegou até você, pegue o telefone da empresa e diga que vai entrar em contato direto na instituição e procurar por ela.   

2 – Quanto mais atraente for a oferta, maiores as chances de golpe  

No golpe do empréstimo falso, os criminosos aplicam valores abaixo do mercado. Nesse caso, desconfie. Se a negociação for muito vantajosa ou com taxas de juros pouco praticadas no mercado, acione o alerta vermelho e não avance.  

3 – Se for preciso pagamento de taxa ou depósito como garantia, cancele a negociação 

Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor. Nenhuma instituição confiável solicita antecipação para liberar o dinheiro. Bancos e instituições financeiras não cobram taxas de serviço ou depósitos antecipados para esse tipo de operação. Além disso, eventuais taxas e cobranças são embutidas no valor emprestado.

4 – Não aceite pagar as parcelas do empréstimo em contas de pessoas físicas 

Uma tática golpista comum é solicitar para encaminhar à conta do gerente do setor o valor da primeira parcela para a tramitação interna acelerar. Entretanto, caso haja esse apelo, desconecte e denuncie o golpe para a instituição.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vander pec

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

Últimas Notícias

Polícia

Assassinato do jornalista Léo Veras na fronteira de MS é denunciado por organização internacional

O jornalista foi morto na frente da família há cinco e a Forbidden Stories diz que impunidade é causada pela ‘Lei do silêncio’ na Fronteira

Política

Deputado Luiz Ovando diz que Brasil ser tarifado em 50% por Trump é uma ‘Bravata’

Parlamentar lamenta que decisão do presidente americano terá 'impacto social e econômico profundo'

Polícia

Trio suspeito de cometer furtos em comércios de Sidrolândia é preso pela Polícia Militar

Os militares ainda conseguiram recuperar vários objetos furtados pelos criminosos

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto