Ficou preso com carro no alagamento? Saiba o que verificar antes de ir a oficina
Profissionais reforçam que carros podem dar perda total por danos nas estruturas
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alguns condutores foram pegos de surpresa com o caos causado pela chuva durante toda quarta-feira (4), em Campo Grande. Com as vias alagadas, carros arriscaram e ficaram ilhados na enxurrada. Profissionais da mecânica dão dicas para o que verificar após passar por alagamento.
Segundo o mecânico Edgar Garcia, até mesmo os condutores mais habilidosos devem evitar passar pela situação, pois o veículo não é preparado para ficar submerso. Ele orienta que se passar por uma via alagada é necessário desligar o motor imediatamente e sair do veículo, pela questão da própria segurança em caso de enxurrada.
“Forçar o motor na rua alagada pode causar o chamado calço hidráulico, que é a entrada de água no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura e causando o travamento, empeno ou ruptura de bielas e válvulas”, explica.
Prejuízo de quase R$ 20 mil
Outro ponto é que se não for evitar e está no meio do alagamento, não ligue o motor logo depois de ver que o nível da água na rua baixou, pois ainda pode ter água no compartimento do motor. “O pistão não consegue comprimir a água e a biela emperra, depois disso [o motor] vai para retífica, aí pesa no bolso que vai até R$ 20 mil, dependendo do modelo do carro. É um prejuízo mais caro que o próprio veículo”.
Adezio Vaz Pereira, proprietário de oficina mecânica da Capital, complementa dizendo que os proprietários se assustam com o valor de recuperação do motor e vendem carro que foi alagado. “Afogar o carro no alagamento, na enxurrada, pode causar PT (Perda Total). Por isso que é muito comum pessoas venderem veículos depois disso, porque tem muito problema depois, é desonesto, mas é comum”.
Faça revisão
“Depois de passar por alagamento, o carro tem que passar por uma revisão e o dono tem que dar o laudo certo, falando por qual altura de água passou. O carro começa a falhar, dar problema na elétrica. São vários sinais que mudam, o mais comum é de entrar água nos bicos, na parte da injeção, isso que proporciona a falha do veículo”.
Levante o capô
O condutor deve verificar as condições do carro antes de dar partida e forçar o motor. O ideal é abrir o capô e ver se há umidade. Veja o filtro do ar, e caso estiver úmido, é melhor chamar o reboque.
Assoalho
Estar com o assoalho molhado também é um sinal de que houve danos no veículo. A recomendação é retirar todo o feltro e fazer a troca, pois altera o isolamento e pode causar mofo no compartimento.
Óleo do Motor
Assim como as peças do carro, água no óleo do motor compromete os componentes do lubrificante do veículo. Caso não seja verificado, o problema pode se estender até causar um grave dano na funcionalidade.
Elétrica
O proprietário deve verificar os componentes elétricos ao passar pela situação. É necessário conferir e monitorar o funcionamento do painel. Em muitos casos, é necessário trocar o chicote elétrico, pois o veículo pode chorar danos futuros como a oxidação da fiação.
Evite ao máximo passar por alagamentos
“Passar por alagamento é perigoso não só pelo veículo, mas para a vida da pessoa, para uma família que esteja no carro. Vale muito mais a pena gastar mais tempo procurando dando a volta e procurando uma rota alternativa, do que ter um acidente”, finaliza Adezio.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.