O prazo para entregar a declaração do ITR (Imposto sobre a Propriedade Rural) termina na próxima sexta-feira (29) e 8 mil proprietários de imóveis rurais de Mato Grosso do Sul não fizeram a entrega do documento até o momento. A multa mínima se deixar de prestar contas é de 1% ao mês sobre o imposto devido.

De acordo com a Receita Federal, até esta quinta-feira (28), foram entregues 69 mil DIRTs e a expectativa é que sejam apresentados 77 mil documentos referentes a Mato Grosso do Sul até o fim do prazo. Em todo país, devem ser entregues 5,9 milhões de declarações.

Na sexta-feira também é o último dia para o pagamento da primeira parcela do imposto. Valores menores que R$ 100 precisam ser quitados em uma única parcela. 

Quem ainda não prestou contas deve enviar a DIRT no Programa Gerador da Declaração do ITR (Programa ITR 2023), disponível no site da Receita Federal. 

Formas de pagamento do imposto:

  • Darf com código de barras gerado pelo Programa ITR 2023 e emitido com o QR Code do pix, em caixa eletrônico de autoatendimento ou aplicativo do banco, ou qualquer instituição integrante do arranjo de pagamentos instantâneos instituído pelo Banco Central do Brasil (Pix), independentemente de ser integrante da rede arrecadadora de receitas federais ou Darf, em qualquer agência bancária integrante da rede arrecadadora de receitas federais.
  • Transferência eletrônica de fundos por meio de sistemas eletrônicos das instituições financeiras autorizadas pela Receita Federal.