O mercado de imóveis de luxo está aquecido e cada vez mais concorrido, o que exige mais dos profissionais do ramo imobiliário para se destacar entre os concorrentes. 

O último levantamento da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) aponta que foram vendidas 12.292 unidades de imóveis de médio e alto padrão no trimestre entre agosto e outubro de 2022 em todo o país. O resultado representa crescimento de 60,3% frente ao mesmo período de 2021.

Diante de um mercado tão competitivo, como os corretores de imóveis deste segmento de alto padrão conseguem se diferenciar na propaganda? 

Instagram, YouTube, outdoor ou sites especializados. As opções são inúmeras para mostrar todos os detalhes de uma mansão ou de um caro apartamento, mas cada profissional, depois de erros e acertos, encontra a fórmula certeira para obter sucesso nas vendas.

Demival Godoy trabalha há sete anos como corretor de imóveis e hoje aposta na divulgação do canal do YouTube para captar clientes até mesmo fora do país. O canal possui, atualmente, 132 mil inscritos e mais de 30,2 milhões de visualizações. 

Nos comentários, as imagens dos imóveis Classe A saltam aos olhos e rendem dezenas de opiniões sobre a beleza ou até críticas sobre detalhes da arquitetura. 

“Hoje o meu carro-chefe é o YouTube. A gente consegue abrir um leque até fora do Brasil. Como a gente faz um vídeo sem corte, não retira informações, o resultado é diferente. A minha ideia é justamente usar a OSMO [estabilizador de câmera] que traz estabilidade e faz com o que o público se sinta caminhando junto com você dentro dos imóveis”, ele explica.

Demival Godoy até já tentou investir na propaganda com outras ferramentas de marketing, como uso de outdoor, mas o resultado foi pouco satisfatório diante do custo. Ele também assegura que o alcance das publicações são todas orgânicas, sem post patrocinado. 

“Hoje eu até faço divulgação de outras marcas dentro do canal do YouTube. Como o nosso canal tem alcance grande, às vezes, eles têm resultados que não imaginavam. Uma vez um cliente me ligou e me disse que estava em Manaus (AM) fechando negócios por meio do canal”, ele conta. 

Aposta nas redes sociais

Ainda no universo da internet, Gabriela Campana, que é corretora há três anos, aposta no Instagram e Facebook para fazer o marketing dos imóveis com que trabalha, inclusive as publicações patrocinadas para alavancar o alcance de público e de comentários. 

“Eu consigo ver que as pessoas mais velhas gostam do Facebook e, as mais novas, do Instagram”, ela divide. 

Foram vendidos mais de 12 mil imóveis de alto padrão em um trimestre. Imagem Ilustrativa. (Foto: Pexels)

A mulher conta que já pesquisou para usar outdoor, mas que devido ao alto valor desistiu da ideia anos atrás. “Varia muito por qual tipo de plotagem, local em que vai colocar. Não sai por menos de R$ 700”, ela analisa. 

Sites especializados

Gabriela Campana também gosta de investir em sites especializados de vendas de imóveis para colocar em evidência a marca e os imóveis que trabalha. “As pessoas gostam de pesquisar só para conhecer ou até para conhecer um corretor”, ela exemplifica.

Corretor desde 2015, Jairo Flores trabalha com casas de alto padrão e imóveis rurais, e não foge à regra em apostar na internet na hora de captar clientes, como postar no Instagram. 

Porém, Jairo prefere publicar em sites especializados de venda e enviar o material para os clientes pelo WhatsApp.

“Eu não gosto de fazer post patrocinado porque assim como não gosto de ver algo que não procurei, não vou fazer isso com os outros”, ele afirma. 

O profissional do ramo imobiliário também rejeita a ideia de ligar de tempos em tempos para os clientes para tentar empurrar vendas. A única exceção são os casos de quem está na procura por algo específico. 

O corretor acrescenta que trabalha com todos os tipos de imóveis, inclusive fora da linha de alto padrão. “Uma casa de alto padrão demora para vender, assim como uma chácara vende mais rápido do que uma fazenda. Depende de cada necessidade e renda”, explica. 

Corretora se destaca nas redes sociais

Em agosto do ano passado, o Midiamax contou a história da corretora de imóveis de luxo, Graziele Fialho, que coleciona hoje mais de 90 mil seguidores nas redes sociais. 

Na internet, as imagens de fino acabamento saltam aos olhos, mas quem vê só o Instagram não imagina a história de dificuldades que a corretora enfrentou até chegar ao sucesso que é hoje.