Entre os dias 12 e 14 de setembro, será possível renegociar dívidas com água, luz, telefone e banco com condições especiais. Interessados também poderão se inscrever em tarifas sociais e consultar situação com o SCPC gratuitamente.

Os serviços serão oferecidos durante a 5ª edição da campanha ‘Estamos Quites', realizada pelo Procon Municipal de . Todo consumidor que tiver alguma pendência financeira e que queira negociar ou renegociar pode participar da campanha.

É importante ter em mãos os documentos pessoais e, dependendo da situação, as devidas comprovações de valores. Também será possível garantir a quitação do débito com descontos e facilidade no parcelamento, fazer consulta gratuita ao SCPC, abertura e orientações sobre o CadÚnico e inclusão no benefício da .

As empresas participantes são Águas Guariroba, Energisa, Claro, , Itau e Banco do Bradesco. E caso a empresa que o consumidor tenha pendências não estiver entre as convidadas, o consumidor pode ir até o Procon e abrir um chamado de renegociação.

A ação acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com atendimento das 8 às 17h, na sede do Procon municipal, localizado na Avenida Afonso Pena, 3.128, centro de Campo Grande.

Águas Guariroba

A concessionária de água de Campo Grande participa da campanha ‘Estamos Quites' e vai facilitar a quitação de dívidas, também terá descontos especiais e parcelamento em até 120 vezes.

Nos dias da ação, a empresa fará cadastro para Tarifa Social, favorecendo famílias em situação de vulnerabilidade com 50% de desconto no pagamento das faturas de água e esgoto.

Para aderir ao programa, o interessado deve ter renda inferior a meio salário-mínimo vigente per capita; ser proprietário de um único imóvel exclusivo à sua moradia e de sua família ou possuir contrato de locação; ser consumidor monofásico de energia elétrica, cujo consumo não pode ultrapassar 220Kwh/mês e não consumir mais que 20m³/mês de água. Também tem direito pacientes com câncer ou doenças renais crônicas comprovadas por laudo, com renda per capita de até dois salários-mínimos.

Os documentos necessários para cadastro são: RG; CPF; Cartão Cidadão ou Número de Identificação Social (NIS); Comprovante de Renda (Carteira de Trabalho ou outros); conta de Água atualizada; conta de luz atualizada. Em caso de câncer ou doença renal crônica, o usuário deverá apresentar laudo médico.

Energisa

Consumidores que possuem débitos com a Energisa, poderão renegociar suas dívidas. Haverá profissionais disponíveis analisar o histórico de cada cliente e ofertar condições de negociação.

Os consumidores também poderão solicitar o cadastro na tarifa social de energia elétrica, e sendo esse cadastro deferido, serão concedidos descontos que podem variar de acordo com o consumo família.

Para ter direito à tarifa social, que possibilita descontos de até 65% na fatura de energia, a família precisa estar com os dados atualizados no CadÚnico (Cadastro Único), do governo federal. Além disso, é necessário ter renda familiar menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, ou de até três salários mínimos no caso de residências que possuam algum morador dependente de aparelho elétrico para da vida. Se o consumidor estiver cadastrado com o NIS e consumir até 220kWh/mês, a conta dele pode zerar.

ACICG

A ACICG (Associação Comercial e industrial de Campo Grande) estará presente com a realização de consultas gratuitas do SCPC, ou seja, os consumidores poderão consultar seu CPF gratuitamente para saber se há alguma negativação.