Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito), o número de transações feitas por aproximação aumentou 7 vezes em relação ao que se usava antes da pandemia. A disseminação do tipo de serviço traz, além de benefícios e facilidades, vários riscos. Até porque, atualmente, até celulares são usados para pagamento por aproximação.

O Midiamax lista agora uma série de riscos e também medidas de prevenção divulgadas pelos próprios bancos para evitar cair em golpes. Os limites de compra variam bastante de banco para banco, mas geralmente não são muito altos justamente para evitar grandes prejuízos.

Conferir antes de aproximar

Diferente de quem usa a senha, que tem que olhar para a maquinha e ver o valor, o pagamento por aproximação torna as transações mais dinâmicas e, muitas vezes, o cliente se esquece de conferir o valor antes de efetuar o pagamento. Portanto, é importante ficar atento a essa etapa para conferir se o valor cobrado corresponde à compra de fato.

Distância da máquina

A tecnologia por aproximação permite o pagamento a uma distância de até 4 cm entre o cartão e a maquininha. Por isso, é indicado manter o cartão afastado até que você possa conferir o valor da transação.

Veja seu extrato com frequência

Com os aplicativos de cartão ou de instituições financeiras, você não precisa mais esperar a fatura chegar para conferir as compras que realizou no último mês. Então, é importante conferir sempre o extrato para averiguar possíveis compras não reconhecidas.

Neste mesmo contexto do aplicativo, é possível ativar a notificação de compra na tela caso alguma compra seja efetuada.

Atenção ao seu redor

Os golpistas parecem estar sempre um passo à frente. Ultimamente, em grandes cidades, criminosos têm usado maquinha para passar pequenos valores se aproximando da bolsa, mochila e bolso das pessoas.

Com a possibilidade de pagamento por aproximação é preciso ter ainda mais atenção com o lugar onde você deixa seu cartão de crédito, pois ele pode ser usado por qualquer pessoa sem sua autorização. Pelo mesmo motivo você também deve evitar emprestar seu cartão para terceiros. 

Perdi ou caí em golpe

Caso perca seu cartão por aproximação, é necessário bloqueá-lo imediatamente. Assim como as facilidades já listadas, várias instituições financeiras permitem o bloqueio pelo aplicativo.

Em caso de uso indevido, é possível pedir o estorno das operadoras ou, dependendo do caso, acionar a polícia.