Faltam dois meses para a estreia da Copa do Mundo, no Qatar, em 20 de novembro. Apesar dos 60 dias para o início dos jogos, os campo-grandenses já se preparam com a compra de novos televisores para assistir às partidas. 

Em pesquisa no comércio do centro da Capital, as campeãs de vendas são as TVs maiores, a partir de 50 polegadas. Conforme o gerente da Gazin, Ewerton Santos, de 35 anos, a procura neste mês já saiu de televisores de 43 a 55 para 65 a 70 polegadas. São TVs com imagem de qualidade 4K, parceladas geralmente pelo cartão de crédito. 

Além do aparelho, os clientes procuram outros produtos para melhorar a experiência para assistir aos jogos, como caixas de som. “Nós temos uma marca de televisão com a promoção em que o vendedor e o cliente concorrem a uma viagem para assistir a Copa no Qatar, o que ajuda. As pessoas também presenteiam com televisões. Na comparação com setembro do ano passado, as nossas vendas neste mês já aumentaram em 20%”, afirma o gerente.

A melhora nas saídas de televisores para a Copa do Mundo se repete na loja da Magazine Luiza, com superávit de 20% em setembro. Segundo o gerente Wellingtom Servim, de 28 anos, a procura por TVs deve chegar ao ápice entre o final de outubro e início de novembro. 

“Normalmente as pessoas procuram comprar no fim de ano, mas devido à Copa as nossas vendas já aumentaram. Com a proximidade da Black Friday e de dezembro, se o Brasil ganhar, acredito que as vendas podem crescer muito mais”, explica o profissional.

Associada às TVs, os clientes também têm procurado compor um “kit Copa”, com a compra de painel, sofás, especialmente reclináveis, e caixa de som. “As pessoas têm comprado as televisões com mais de 50 polegadas da Samsung, mas também temos outras com bom custo-benefício como da TCL”, diz. Esses modelos custam, em torno, de R$ 2.500 a R$ 3.200.

Já nas Casas Bahia, a saída também continua boa, com expectativa de melhora na Black Friday, ação do comércio que oferta descontos generosos na última sexta-feira de novembro que, neste ano, será no dia 25.

Procura por TVs aumenta no comércio de Campo Grande. (Foto: Thalya Godoy/ Jornal Midiamax)

Ao contrário dos concorrentes, os campeões de vendas são os televisores menores, a partir de 32 polegadas. “Alguns clientes até procuram um valor agregado, mas até o momento o pessoal tem procurado mais o preço”, relata o vendedor Abnis Barros.

Som e sofá também atraem clientes

As caixas de som e móveis também têm tido boa saída. Assim como na loja concorrente, promoções também atraem os clientes. “Temos alguns produtos com etiqueta que dão direito a um pix de R$ 100 a cada gol do Brasil em algumas partidas”, acrescenta.

Para quem está disposto a pagar mais caro no televisor para assistir à Copa do Mundo, o representante da LG, Rodolfo Machado, explica que os clientes procuram tecnologia, design e sofisticação, com modelos que podem chegar a R$ 11.990 com 75 polegadas. “São televisões que agregam na qualidade de paleta de cores, resolução de imagens e tamanho de tela”, conta.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no Qatar no dia 24 de novembro, contra a Sérvia.