Compra de Dia das Mães ainda é fraca, mas expectativa de lojistas é ousada em Campo Grande
Preços altos e a espera por um melhor dia de compra são os principais motivos para a ainda baixa procura do consumidor para o Dia das Mães
Fernanda Feliciano –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mesmo com ruas movimentadas no centro de Campo Grande nesta sexta-feira (22), a procura de presentes para o Dia das Mães foi morna. A reportagem do Jornal Midiamax foi às ruas e constatou que preços altos e a espera por um melhor dia de compra são os motivos relatados pelos consumidores para a baixa procura.
Nos varejistas da Rua 14 de Julho, os relatos foram de que a procura pelos famosos presentes do Dia das Mães ainda não teve início, mas a expectativa é de que as vendas para a data comecem na próxima segunda-feira (25).
Em contrapartida, o gerente de uma loja, Everton Oliveira, aponta que o feriado de Tiradentes ajudou no início das vendas para a data, mas as expectativas são de que o movimento aumente ainda mais. “Este ano a gente quer alavancar as vendas, né? Agora está mais estável […] A gente está com uma meta bem ousada para estar atingindo este ano”, relata.
De acordo com o gerente, as promoções especiais para a data estão programadas para o fim do mês, mas algumas pessoas já procuraram presentes com antecedência.
Entre os produtos mais comprados até o momento estão eletroportáteis, cama box, roupeiros, secador e prancha de cabelo.
Dando início às pesquisas de preço por um presente para sua mãe, Bruna Souza, de 27 anos, aponta que vai fazer sua compra apenas dia 30 deste mês. A ideia é dar um perfume para sua mãe e gastar cerca de R$ 200,00. “Perfume é caro, né? Mamãe merece muito”, comenta.
Ana Bárbara Vilela, de 20 anos, ainda não iniciou as buscas por um presente de Dia das Mães e pretende começar sua procura apenas no início de maio. No entanto, o presente já está definido. “Um sapato entre R$ 60, R$ 70 porque a gente também não está podendo tanto”, afirma.
Morando distante da mãe, Leonice Inácio Ferreira, de 53 anos, aponta que os preços altos dos produtos somados à viagem até Sidrolândia, cidade em que sua mãe reside, são os aspectos que ainda a impedem de saber como vai fazer neste Dia das Mães. “Além de comprar o presente, tem que abastecer o carro, que não está barato, né? Para me locomover até lá. Não sei”, aponta.
Com a mãe morando em uma chácara, Andreia de Castro, de 38 anos, pontua que vai aguardar sua mãe chegar a Campo Grande para que a procura seja em conjunto e sem erro.
Pesquisa de compra para o Dia das Mães
O Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul) divulgou levantamento de intenção de compras para o Dia das Mães. Conforme levantamento, a data deve movimentar o comércio cerca 60% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa de gasto médio é de R$ 175,00 no Estado.
A movimentação deve alavancar a economia local em R$ 341,10 milhões e o gasto médio por família, incluso comemorações e presentes, fica na faixa dos R$ 340,42. Sendo 67,60% com intenção de presentear a mãe e 67,30% de investir em comemorações.
Entre os itens que mais devem ser comprados estão 26% em artigos de vestuário, 12% calçados, 19% perfumes ou cosméticos, 12% bolsas ou acessórios e 9,50% em flores ou cesta café e chocolates. Destes, 67% vão comprar seus presentes presencialmente, 14% pela internet e 6% vão comprar a distância de uma loja física.
“O comerciante precisa ficar atento à tendência de pagamento à vista mediante descontos, preferência de 62% dos entrevistados e também levar em conta em suas estratégias que o bom atendimento, condições de parcelamento e variedade são itens importantes para a decisão de compra”, orienta o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.
Comemorações são a preferência este ano
O Dia das Mães também deve movimentar supermercados com a compra de ingredientes para o preparo de refeições, segundo a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Ainda conforme a pesquisa do Fecomércio, os métodos de pagamento à vista com desconto e bom atendimento serão os principais meios de chamar a atenção do público. Cerca de 62% dos clientes consideram o desconto no pagamento à vista, 39% preferem o atendimento, 27% o parcelamento e 31% outros fatores.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Funcionário do Detran morre em hospital após acidente entre motos
Acidente foi entre duas motos, uma moto BMW e uma Honda Biz
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.