Começou desde domingo (1º) o aumento de 19% no em todo Brasil. Em anúncio feito na última sexta-feira (29), a Petrobras disse que o se deve à adequação ao do petróleo e do câmbio.

“A atualização trimestral para o gás e anual para o transporte atenua volatilidades momentâneas e assegura previsibilidade e transparência. Os contratos são públicos e divulgados no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)“, disse a Petrobras, na nota.

O aumento também vai impactar os preços do GNV (Gás Natural Veicular). A estatal afirmou que as mudanças, porém, não são o único fator a impactar os valores finais para os consumidores.

“A Petrobras esclarece que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, diz nota divulgada pela estatal.