Seja pela praticidade ou em busca de uma vida mais saudável, a Air Fryer tem ganhado espaço na vida dos sul-mato-grossenses. Pensando nisso — e nas mamães que apreciam o ofício de cozinhar — o Jornal Midiamax conversou com vendedores, clientes e até com o setor de manutenção para guiar leitores na hora comprar o eletrodoméstico de presente. Vem com a gente!

A jornada em busca das dicas da melhor air fryer começou por uma loja de eletrodoméstico no centro da Capital — na —  a vendedora Nádia Mendes, de 39 anos, apresentou os requisitos mais procurados pelos clientes. “O litro, sempre querem a maior, as pequenas ninguém gosta. Geralmente procuram de 4 litros”, disse ela.

Trabalhando há 10 anos como vendedora, ela ressalta que outro ponto observado e crucial na hora da escolha são as grelhas. “Tem cliente que não gosta dos modelos de Air Fryer que vêm com a grelha, por conta da limpeza. Quando tem a grelha e você faz um frango, naturalmente ele acabe soltando gordura. Elas falam que gruda e fica ruim de lavar”, explica.

Air fryer
Modelos de Air fryer (Foto: de França / Jornal Midiamax)

A vendedora também é testemunha das marcas que têm preferência significativa. “Clientes procuram mais a Mondial, de 3,5 litros. Buscando praticidade e saúde. Na loja ela sai a partir de R$ 524,00”, finaliza.

Experiência com três modelos diferentes

A e psicopedagoga Cintia Alessandra Dias, de 48 anos, já chegou a possuir três modelos diferentes — Phillips Wallita, Mondial, Phillips Digital — mas abdicou de alguns tipos após sentir dificuldades na hora de efetuar a higienização.

“Logo que saiu a Phillips Walita foi uma febre! Claro, eu também queria experimentar as vantagens que ela oferecia, gostei muito do design e da maneira rápida e sem gordura que os alimentos eram preparados. Logo comprei a Phillips Digital que também não deixou a desejar, porém ambas eram muito difíceis na hora da limpeza por causa de uma grelha, a qual os alimentos grudavam muito, perdia muito tempo na limpeza”, diz.

Como consequência, ela abdicou de dois modelos em busca de mais praticidade. “Somos em 4 irmãs casadas e uma de minhas irmãs adquiriu a Mondial Grand Family, prometendo não utilizar a grelha e usar o mesmo material interno que não deixava o alimento grudar. Interessei e me apaixonei por ela, indico mesmo! Doei as minhas anteriores e só utilizo a Mondial”, pontua.

Opinião de quem conserta

Ivone Oliveira Silva, de 48 anos, é atendente há 7 anos em um empresa que realiza manutenção de eletrodomésticos em . A primeira dica é em relação ao uso e limpeza, que influencia diretamente na vida útil da peça. “Ter cuidado no manuseio e fazer higienização correta, independente da marca. Conforme você usa, e o jeito que você usa podem danificar o aparelho”, disse ela.

Air fryer
Eletrodoméstico com o compartimento aberto (Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)

Diante da entrada e saída constante de eletrodomésticos, ela notou uma padrão das marcas que menos aparecem. “O que a gente tem percebido e que as Air Fryers da Mondial têm mais resistência. Aparecem com menos quantidade para conserto. E quando aparecem é problema de fio, limpeza. É o que chamamos de defeito causado, não problemas de peça ou do aparelho em si”, explica.

Na relação beleza e eficiência, ela também determinou outro ponto financeiramente crucial. “Escolha a Air Fryer que vem com botões [analógicos] e não as digitais. As digitais são mais bonitas, mas aquilo é só estética. Se elas estragarem, você vai pagar 80% do preço que você pagou na loja para conseguir arrumar. Porque ela é toda de placa [eletrônica]. A placa original na autorizada você não aguenta comprar. Você tem que pedir de fora, mas fica caro por conta do frete. Acaba saindo caro”, conclui.