O Procon- realizou uma pesquisa de intenção de compras para o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8). Apesar de não ser uma data onde tradicionalmente os consumidores saem às compras, 40% dos entrevistados disseram que têm a intenção de presentear alguma mulher.

De acordo com a pesquisa, as mulheres presenteadas serão: 49% (esposa–namorada), 30% (mãe), 10% (avó), 5% (filha) e 6% (outras). Sobre os limites de valores dos presentes, 65% disseram que pretendem gastar menos ou até R$ 100; 21% entre R$ 100 a R$200; 10% entre R$ 200 até R$ 500, e 4% pretendem presentear acima de R$ 500.

Sobre as formas de pagamento, 89% dos consumidores disseram que pretendem presentar, optam pelo pagamento à vista. “Verifica-se que o está mais conservador quanto aos gastos e também mais cauteloso em fazer dívidas”, avalia .

A pesquisa ainda mostra que 33% dos consumidores desejam comprar nos shoppings centers, 22% no Centro da cidade, 19% nas lojas de bairros, 11% de revendedoras de produtos de cosméticos, 7% na e 8% ainda não se decidiram.

Em comparação com a pesquisa do ano passado, verifica-se que houve um aumento de 12% no número de pessoas que pretendem comprar presentes no valor menor que R$ 100 reais e foi constatado que o consumidor está pesquisando mais os preços, mesmo os produtos com menor valor.