Os adeptos de hortifrutigranjeiros produzidos sem o uso de agrotóxicos já podem voltar às compras em , segunda maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. A partir desta terça-feira (9), a prefeitura municipal autorizou a reabertura Feira Agroecológica no Parque dos Ipês.

A reinauguração do espaço contou com o retorno de dez produtores, que vendem hortifrutis livres de defensivos, além de produtos caseiros da área de panificação como pães, bolos, biscoitos, doces, incluindo pastas e compotas e artesanato produzido pelas comunidades rurais.

De acordo com Kallen Christiany Miranda Ferreira, diretora de departamento da Secretaria Municipal de Familiar, a proposta da Prefeitura é retomar as atividades e a economia desse segmento, uma vez que ao longo dos últimos 11 meses de pandemia, a mesma estava desativada para a população.

As feiras agroecológicas acontecem nas terças-feiras, a partir das 16h, no Parque dos Ipês. E no Izidro Pedroso, Rua Mozart Calheiro, antiga W5, todas as sextas, a partir das 16h.

“Já estava passando de a hora desse espaço ser novamente reaberto. Aqui só tem coisas boas e que fazem bem para a nossa saúde. Dá para sentir a diferença só de olhar os produtos nas bancas”, comemora a dona de casa Janete Vieira Damasceno.

Cadastro

Kallen explica que os interessados em vender seus produtos nas feiras agroecológicas devem se dirigir até a Secretaria de Agricultura, que fica ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Rua José Luiz da Silva, nº 3.350. No local é feito um termo de cadastro, pois os produtos desta feira precisam ser 100% livres de defensivos.

Após o cadastro, um técnico da Prefeitura Municipal de Dourados, engenheiro agrônomo, vai até a propriedade do interessado, verifica o manejo da produção e faz o laudo. Se o mesmo estiver apto a participar, entra em uma fila de espera para começar a sua comercialização. Para mais informações o telefone de contato da Secretaria de Agricultura é o (67) 3411-7299.