Com boa parte das lojas vazias e pouca movimentação nas ruas, o de já sente os “efeitos  colaterais” do coronavírus. Para evitar impactos ainda maiores na economia local, donos de estabelecimentos estudam redução no horário de funcionamento.

As primeiras discussões a respeito da implementação de um plano alternativo aconteceram na manhã desta quarta-feira (18) durante reunião realizada no Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados) e contou com a participação de representantes de empregadores e empregados.

Na pauta dos debates está a alteração da carga horária dos comércios ou a rotatividade de equipes. “Estamos diante de uma situação delicada, mas que que requer a participação de todos”, explicou o presidente do Secod (Sindicato dos Comerciários de Dourados), ressaltando a disposição da entidade em fornecer orientações jurídicas e trabalhistas aos comerciantes.

O adiantamento de de funcionários também foi uma das propostas apresentadas na reunião. “Nosso desafio agora é remanejar o quadro de funcionários para também atender a necessidade dos pais que estão com os filhos sozinhos em casa”, ressaltou o presidente do Sindicom.

“Não podemos entrar em desespero, mas também não podemos fazer de conta que o problema não existe”, disse o dono de uma loja em calçados e bolsas” na Avenida Marcelino Pires, no centro da cidade.