Nesta sexta-feira (24), o Procon autuou uma agência do por descumprimento ao decreto municipal 14.222, sobre as recomendações de biossegurança para agências bancárias durante a pandemia do coronavírus. A fiscalização foi realizada após denúncia de clientes da empresa, que recebeu um auto de infração.

Segundo a equipe de fiscalização, na denúncia os cidadãos informaram que a agência da avenida Zahran não estava atendendo os clientes. Já no local informado, os fiscais constataram que havia irregularidades no serviço prestado.

Os clientes eram atendidos um por vez, sendo que a situação gerou uma fila de idosos para fora da agência, um princípio de . De acordo com a equipe de fiscais, durante a ação os atendentes da agência reorganizaram as filas.

Entre as medidas que deveriam ser tomadas pelas agências, segundo o decreto, estão o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro entre as pessoas que estão na agência, a entrada no estabelecimento deve ser feito em número proporcional à disponibilidade de atendentes, para evitar aglomerações em seu interior. Outros detalhes que o Procon Campo Grande lembra são que os atendimentos preferenciais e especiais a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes devem ser feitos com fluxo ágil, para que estas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento.

Além disso, as agências bancárias devem manter todas as áreas de atendimento presencial, no interior da agência, com espaço de 10m² para cada pessoa atendida, com intuito de manter a ventilação. E para entrada na agência, deve haver um funcionário na porta do estabelecimento, para fazer controle e triagem dos clientes.

Em nota, o Itaú informou que mapeou as agências que possuem maior fluxo de pessoas e contratou profissionais terceirizados para organizar o atendimento nas agências. Confira a nota na íntegra:

“O Itaú está fazendo ainda o controle e acompanhamento da quantidade de pessoas que podem entrar nas agências, a fim de evitar aglomerações, além da instalação de demarcações visuais, para que as pessoas mantenham a distância mínima recomendada pelos órgãos competentes. Independentemente destas medidas, o banco reforça a orientação para que neste momento seus clientes deem preferência aos canais digitais e  evitem ir às agências bancárias”.

Denúncias

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon Campo Grande que funciona na Avenida Afonso Pena 3128, próximo a Prefeitura Municipal. O telefone para contato é o 3314-3352. Os usuários também têm como opção o Denúncia pelo (67) 98469-1001 ou em nas redes sociais do órgão.