A possível aprovação do projeto de lei no qual propõe aumentar para 30% a alíquota de ICMS (Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços) da gasolina pode colocar em terceiro lugar no ranking de imposto mais caro, segundo informações do Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes de ).

Atualmente, e Rio de Janeiro são os estados com maior porcentagem em cima do , sendo mais de 30%. Segundo o , existe uma alíquota única de 25% sobre a gasolina e o etanol. A proposta é diminuir em cinco pontos percentuais o álcool para estimular a produção no estado, mas a gasolina, que é o mais usado, terá aumento de cinco pontos.

O Sinpetro ficou sabendo dessa possível mudança na manhã desta quinta-feira (31), apenas no dia em que o projeto está sendo entregue na Casa de Leis para ser apresentado. “É muito prematuro falar de qualquer coisa agora, nós recebemos a informação hoje e ainda estamos estudando e vendo como vai ficar a situação, mas é muito cedo para ter um posicionamento, pois nem nos reunimos com o governador para saber como vai ficar esse procedimento”, disse Edison Lazzaroto, gerente executivo do sindicato.

Mesmo sabendo de última hora, Edison afirma que o aumento na porcentagem vai causar uma inversão na . “No primeiro momento vai aumentar o consumo de etanol devido queda na alíquota, mas em contrapartida a gasolina vai ficar pesada no bolso do consumidor”, afirma.