O Procon MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) fiscalizou nesta quinta-feira (8), empresa de venda de assinatura de revista no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Consumidores haviam feito denúncia à Decon (Delegacia de Defesa ao Consumidor) sobre prática de propaganda enganosa e constrangimento do consumidor.

O Superintendente do Procon, Marcelo Salomão, juntamente com dois fiscais, compareceram ao aeroporto para fiscalizar a atuação da loja. Os fiscais se disfarçaram para investigar e constataram a prática, já que foram abordados por funcionários da empresa.

Os fiscais se apresentaram como funcionários do Procon e questionaram os vendedores, inclusive sobre a falta de alvará de funcionamento da empresa. Os vendedores que estavam presentes  afirmaram não saber da existência do documento, acionando o gerente da empresa, que compareceu ao local.

Procon fecha loja que oferecia milhas em troca de assinatura de revista no aeroporto
Segundo Salomão, funcionários serão ouvidos e liberados. (Foto: Marcos Ermínio)

Marcelo Salomão afirmou que a empresa será autuada por assédio ao consumidor e propaganda enganosa. O auto de infração será encaminhado a Decon para abertura de inquérito. “Nós vamos lavrar o auto de infração no Procon, que vai encaminhar para a delegacia abrir inquérito”, explicou o Superintendente. Segundo Salomão, após finalizadas as investigações, estima-se que a multa pelas práticas ilegais possa chegar a R$ 20 mil.

A Infraero interditou a empresa e suspendeu o funcionamento até que sejam feitas todas as apurações sobre o caso e esteja finalizado o inquérito.

Procon fecha loja que oferecia milhas em troca de assinatura de revista no aeroporto
Além de milhas, vendedores ofereciam malas como vantagem da assinatura das publicações. Entretanto, nem todos os planos tiram direito ao ‘brinde’. (Foto: Marcos Ermínio)

Denúncia

A empresa denunciada por propaganda enganosa oferece milhas de viagem aos consumidores que assinem uma das revistas. Os vendedores afirmam que, por possuírem convênio com a companhia aérea Avianca, os consumidores receberiam as vantagens pelo e-mail. A Avianca negou qualquer convênio ou envolvimento com o fato.

Para os fiscais, os funcionários da empresa alegaram que as milhas oferecidas são geradas diretamente pelo cartão de crédito do cliente, o que também não acontece. Segundo justificou o Procon, nem toda empresa de cartão de crédito possui o serviço de milhas, o que impossibilita que todo e qualquer cliente que assine a revista possa receber as vantagens prometidas, configurando com isso a propaganda enganosa.

Além disso, ao fazer o contrato de assinatura, vendedores afirmam que custa apenas R$ 7,95 para ter acesso às publicações e ainda ganhar brindes, como malas e as milhas. Entretanto, os fiscais verificaram que o valor final do contrato chega a R$ 795 para o consumidor. Outra reclamação feita pelos consumidores é pelo constrangimento que passam ao serem abordados pelos vendedores da empresa, que insistem para que a assinatura seja feita.

Há cinco meses o Procon já havia recebido denúncias referentes a mesma empresa. Segundo o superintendente Marcelo Salomão, na última fiscalização foi constatado que a empresa não possuía alvará regular. Contudo, nada foi feito na época porque a empresa estava dentro do prazo para a  regularização.

Blitz no aeroporto

Em julho deste ano, o Procon realizou uma Blitz para fiscalizar três companhias aéreas depois de apuradas irregularidades nas mesmas. O objetivo da ação foi  verificar as denúncias sobre bagagens, cobrança em marcação de poltrona e cancelamento de passagens, entre outros assuntos.

Sobre o andamento desse processo, Marcelo Salomão afirmou que já está na fase final das investigações e as empresas serão autuadas e multadas assim que finalizados os trabalhos em definitivo.

Confira a entrevista com o Superintendente do Procon: