Cliente continua sendo cobrado por linha que nunca pediu ou usou
Pagar por serviço que não foi contratado mesmo depois de ter feito reclamação no Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor). Esta é a saga do aposentado Wolney de Almeida Lino, de 60 anos, que teve de ir três vez ao órgão pois continua recebendo cobranças de uma linha telefônica da operadora Vivo, a qual não contratou.
Rosimeire Cecília da Costa, superintendente do Procon-MS afirma que é incomum as operadoras não sanarem os problemas na primeira tentativa. “Normalmente as empresas de telefonia sempre resolvem no primeiro contato do consumidor. Com o Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), ao qual a Vivo aderiu, tentamos resolver o problema do consumidor o mais célere possível”, explica ela.
A superintendente informa que quando o consumidor precisa recorrer ao Procon-MS pela terceira vez a parte reclamada fica sujeita a penalização. “O Procon-MS abre reclamação, que pode dar margem a aplicação da sanção de no mínimo 100 Uferms. Quando a empresa não cumpre o acordo não tem mais conversa, nem prazo. O Procon-MS abre denúncia e eles terão que enviar um representante para esclarecer o consumidor”, pontua Rosimeire.
Rosimeire ainda destaca que os consumidores devem entrar em contato com o Procon-MS sempre que a empresa denunciada não cumprir sua parte no acordo. “O reclamante tem que entrar em contato quando o acordo não é cumprido, pois não temos como saber como terminou. Mas de qualquer forma esses acordos só vão para o arquivo se o consumidor não informar que houve algum obstáculo para a resolução do problema”, finaliza a superintendente.
Em nota a Telefônica Brasil informou que “mantém canais diretos com Procons de todo o país para atuar com agilidade em casos de clientes que acionam esta instância. A empresa está em contato com o Procon-MS para analisar o caso”.