Informações do Procon/MS

Faltam 10 dias para o Natal e muitas pessoas ainda não compraram os presentes. Quanto mais próximo à data, mais lojas usam de sugestões e promoções para atrair clientes. Para que o consumidor não seja lesado, Os Procons de todo o país dão orientação para não errar ao fazer as compras.

Assim, preparamos uma lista com orientações fornecidas por Rosimeire Cecília da Costa, superintendente do Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), órgão ligado à Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

1 Planeje

Lembre-se que depois de dezembro, sempre vem janeiro e as contas a pagar. Material escolar, IPVA, IPTU são alguns dos gastos. Então planeje seus gastos para não cair na tentação de comprar o que não é necessário apenas porque é novidade. Paute-se pelo necessário.

2 Pesquise

A pesquisa de preços é essencial, pois os preços podem variar bastante entre os estabelecimentos. O Procon alerta que “os preços à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara”.

3 Compre à vista

7 dicas para não errar ao comprar presentes de Natal

Quando possível, prefira comprar à vista e tenha coragem de pechinchar descontos. Mas nem sempre é possível desistir de parcelar a compra, então fique atento às taxas de juros e número de parcelas, assim você evita gastos desnecessários.

4 Compras online

Se fizer compras pela Internet, use e abuse da pesquisa. E fique atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// (o S significa segurança) e repare o ícone de cadeado antes do endereço. É importante guardar o comprovante da compra. Se você não possui impressora, salve um print da tela. Os dados com a descrição do pedido são importantes. Os e-mails de confirmação devem ser mantidos até que as mercadorias sejam entregues.

7 dicas para não errar ao comprar presentes de Natal

Antes de fechar o pedido confira telefone, endereço e CNPJ da empresa. Vale pesquisar se a loja tem reclamações na internet. Evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o “.com.br”). Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial (catálogo, telefone, porta a porta etc), nas compras pela Internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete.

5 Conheça o produto

Antes de adquirir qualquer mercadoria, principalmente eletroeletrônicos, consulte informações e opiniões sobre o produto. Se possível, peça uma demonstração para conferir se ele está funcionando corretamente. Verifique se o manual de instruções está em português e se o certificado de garantia e a nota fiscal acompanham a mercadoria.

6 Troca

Lembre-se que a troca é garantida somente se o produto apresentar defeito. Ao comprar, observe as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em português. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, o fabricante ou importador. Se está comprando um presente, negocie com a loja como se dá a troca, para o caso de a pessoa presenteada não gostar do produto. Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), a troca é garantida somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.

7 Denuncie

Caso o consumidor precise acionar o Procon/MS, o Disque Denúncia é o 151. O setor de atendimento do Procon Estadual fica na Rua 13 de junho, 930, centro, em Campo Grande. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.