Portal baseado em ‘controle de reputação’ quer agora estimular o exercício pela fiscalização do Poder Público

Se o ‘Reclame Aqui’ fosse um país teria mais habitantes que nações como a Grécia, Portugal, Bélgica, Hungria e Suiça, depois dos seus 15 anos de Mercado. O portal recebe mensalmente nada menos que 12 milhões de acessos, visibilidade que o credenciou a sonhar com uma expansão do empreendimento à terras ibéricas em 2015, e ainda desenvolver um projeto que irá testar o potencial de cidadania do brasileiro. 

O site é referência nacional na mediação de queixas do consumidor, tendo canal direto com diversas empresas, algumas até que já criaram inclusive um setor só para atender demandas encaminhadas pelo Reclame Aqui. Neste ano porém, em parceria com o Portal Catraca Livre, a empresa criou o ‘Cidadania Transparente’, que terá a função de captar queixas de atendimento  dos dispositivos públicos, como secretarias, autarquias, fundações, e por quê não: Ministérios.

A novidade vale para o cidadão registrar reclamações de instâncias municipais, federais e estaduais, onde o órgão teria, assim como no caso das empresas no Reclame Aqui, a chance de responder a queixa encaminhada com réplica, e direito a tréplica do reclamante. 

Por meio de ferramentas de busca, dentro do ‘Cidadania Transparente’, o usuário também ganha a possibilidade de conferir as estatísticas de resolução do órgão público, a partir das reclamações protocoladas. Basta filtrar a pesquisa pela cidade e pela finalidade do dispositivo do Poder Público. Se a ferramenta der certo, como deu com a Iniciativa Privada, o ‘fator reputação’ passa a ser um incentivo a mais para a eficiência dos órgãos públicos. Pelo menos com as empresas a experiência do Reclame Aqui, que foi criado por empreendedores de Campo Grande-MS, alcançou já o satisfatório índice de 76% de solução das queixas registradas. 

“Esta avaliação será medida a partir de diversos fatores, para saber o índice de satisfação do cidadão com a cidade em que vive. Vamos verificar um resultado simples: você está feliz com a sua cidade? É isso que nós queremos saber”, afirma Maurício Vargas, presidente do Reclame Aqui sobre o ‘Cidadania Transparente’, que para se igualar a procura do primeiro site da companhia terá que atingir 12 milhões de acessos por mês, aproximadamente 25 mil protocolos de reclamação por dia dos internautas.