Procon local registra queda de 11% nos atendimentos individuais

No ano de 2014 o Procon/MS atendeu 9957 clientes insatisfeitos com produtos  ou serviços contratados, número que foi menor em relação ao ano anterior. A explicação do órgão para o fenômeno consiste no aumento de fiscalizações volante em 15% na comparação dos períodos. A estratégia de proteção ao consumidor segundo o chefe do órgão no Estado deu certo, uma vez que a atividade preventiva e regulatória tem efeito direto sobre o volume das queixas registradas.

“No atendimento à pessoa temos a tutela individual, enquanto na fiscalização atuamos com a tutela coletiva. Essas operações de vigilância permitem aos nossos agentes antecipar problemas, que passam a serem evitados para o consumidor” diz o superintendente do Procon/MS, Alexandre Resende.

As queixas contra financeiras seguiram na liderança do Ranking, porém com uma variação de 2962 para 1524 clientes aborrecidos que procuraram o Procon/MS em 2014. Os números da superintendência apontam que setores como estabelecimentos comerciais (supermercado, loja, padaria e outros do gênero), Telefonia Celular, TV por Assinatura e Cartão de Crédito foram mais questionados pelo consumidor, com aumento no número de reclamações oficializadas.

Multas

Os autos de infração emitidos pelo Procon/MS em defesa do consumidor avançaram de 2013 para 2014 em 196 procedimentos, chegando a 234 processos de aplicação da penalidade administrativa ao fornecedor. Ao todo, o órgão foi responsável pela emissão de um total de R$ 5 milhões em multas no ano passado.