Financeira erra, suja o nome de cliente e terá que indenizar segundo a Justiça
Consumidor mandou o comprovante de quitação mas mesmo assim teve o seu nome no SPC
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Consumidor mandou o comprovante de quitação mas mesmo assim teve o seu nome no SPC
A BV Financeira terá que pagar R$ 8 mil a um cliente por compensação de danos morais, conforme sentença da juíza Silvia Eliane Tedardi da Silva, da 2ª Vara Cível de Campo Grande. A condenação decorre da inclusão indevida do nome de Cleonice Teodoro Dias no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
A identificação da tomadora de empréstimo figurou no cadastro de inadimplentes, mesmo com ela tendo quitado a parcela referente em dia, fato comprovado à Justiça por uma ação cível ingressada por ela. Cleonice, segundo conta nos autos, teria em 2011 recebido uma ligação da central de cobranças da instituição financeira, em que era solicitado o pagamento de uma parcela e a comprovação de a mesma estaria quitada.
Mesmo tendo encaminhado por email a confirmação de pagamento o nome da cliente passou a ser listado no cadastro de pessoas inadimplentes do SPC. Além do transtorno Cleonice também passou a receber ligações de cobrança, no telefone residencial e do seu trabalho, conforme o processo.
A empresa se defendeu a respeito do caso explicando que não conseguiu localizar o comprovante de pagamento, encaminhado por Cleonice, garantindo que não encaminhou o nome da cliente ao cadastro de inadimplentes por má fé. O fator ‘ônus da prova’ do Direito do Consumidor foi crucial para a determinação dos danos morais à consumidora.
“A anotação indevida afeta a honra e a dignidade de uma pessoa. Não há como provar o dano. Prova-se o fato causador do dano que, no caso, é a inserção em órgão de caráter público de um débito que não existe, e, portanto, não é verdadeiro, ensejando dano juridicamente relevante”, sentenciou a magistrada.
Sem marginalizar
Em 2014, uma Lei Estadual aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo ex-governador André Puccinelli, passou a determinar que a expressão ‘nome sujo’ fosse abolida dos setores de concessão de crédito no Comércio. De autoria do deputado Maurício Picarelli (PMDB), a legislação 4468/14 exige que seja afixada o seu texto em locais visíveis e de fácil acesso ao consumidor com a seguinte descrição:
“É expressamente vedada a utilização de expressão ‘nome sujo’ ou quaisquer outras que possam constranger o consumidor, em caso de o mesmo estar cadastrado negativamente em Serviços de Proteção ao Crédito”.
No caso de descumprimento, o consumidor pode denunciar a prática indevida ao Procon, que por sua vez pode via a aplicar uma multa no valor de 800 Uferms, equivalente a R$ 16 mil, o dobro da indenização de Danos Morais sentenciada a favor de Cleonice, em decorrência do problema com a BV Financeira.
Pelo ranking de 2014 do Procon/MS as Financeiras foram o setor que mais registrou queixas oficializadas de consumidores. Ao todo 1524 reclamações, 15 do total ingressado no órgão durante o período.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Lula permanece com dreno na cabeça, mas está “lúcido, orientado e conversando”, diz boletim médico
Lula continua em tratamento intensivo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Plano vaza e polícia impede fuga em massa planejada pelo PCC em penitenciária paraguaia
Policiais e agentes militares entraram na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, conseguiram impedir uma fuga em massa na manhã desta quarta-feira (11). O plano foi arquitetado por faccionados do PCC (Primeiro Comando da Capital). Com base em investigações, uma inspeção feita com o apoio da Polícia…
VÍDEO: Segundo acidente em menos de uma semana, caminhão derruba postes e árvores na Rachid Neder
Motorista bateu também em carro de autoescola e disse ter perdido freio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.