Ferramenta da SENACON foi implantada em caráter pioneiro no MS

Fenômeno de comunicação para Relações de Consumo o site ‘Reclame Aqui’, criado em Campo Grande completa quinze anos em 2015, hoje já com a referência nacional de principal na área. Todavia apenas no passado o Poder Público resolveu copiar a iniciativa que promove um debate virtual sobre problemas na comercialização de produtos ou serviços. Mesmo com a demora do Procon em clonar a ferramenta de cinco milhões de queixas vale a pena o cidadão conferir o Consumidor.Org .

“Nós do Procon de Mato Grosso do Sul participamos do desenvolvimento da ferramenta que segue um molde parecido com o do Reclame Aqui bastante valorizado há vários anos. O consumidor.org que foi testado em caráter experimental até dezembro de 2014 irá permitir algo além ao cliente, já que teremos em órgãos de defesa do consumidor de todo o Brasil equipes especializadas para monitorar as queixas e verificar as práticas lesivas ao cidadão em Relações de Consumo”, diz o superintendente do Procon/MS, Alexandre Resende, que disponibilizou dentro da autarquia uma funcionária para analisar as reclamações protocoladas pelo sistema novo. 

A ‘diferença’ diz respeito à consequência imediata que a queixa oficializada no consumidor.org pode ter. Se pelo Reclame Aqui a reputação institucional é o alvo a cutucar a empresa para uma solução do que o cliente esbraveja, no dispositivo agora ofertado pelo Governo, o resultado pode ser mais perigoso ao fornecedor. Caso a novela da Relação de Consumo não tenha um final feliz no mundo virtual, o órgão de Defesa do Consumidor estará de olho e penas administrativas entrariam em cena.

“O monitoramento irá auxiliar desde o direcionamento da fiscalização a talvez multas se for identificado uma prática indevida da empresa, inclusive a indiferença dela ao problema anunciado. Para participar do programa os fornecedores precisam passar por um cadastramento, por isso neste início só teremos o atendimento na ferramenta de grandes empresas, mas das principais no ranking de queixas, o que é importante”, explica Alexandre Resende. 

O consumidor.gov.br foi criado pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão vinculado ao Ministério da Justiça. Pelo mecanismo o cidadão já pode publicar seus problemas com empresas do ramo de Telefonia, de Internet, supermercados e também de serviços financeiros.